A formação continuada de professores e a elevação da qualidade da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15127

Palavras-chave:

Educação Básica, Formação Continuada, Qualidade da Educação

Resumo

Compreendemos a formação e o desenvolvimento profissional docente que a mesma proporciona como uma questão social e política de primeira ordem no campo da educação e que se agrava em tempos atuais. A discussão desses aspectos configura-se como uma importante estratégia na busca de melhorias da educação e das práticas formativas e profissionais dos professores. Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da formação continuada, tendo como foco as realidades de dois países Brasil e Portugal que, desconsiderando as distâncias que os separam, trazem proximidades e singularidades que mobilizam novas aprendizagens e diálogos no desafio de se pensar a formação e o desenvolvimento profissional docente. É fruto do encontro de duas educadoras, uma brasileira e a outra portuguesa, que em suas trajetórias acadêmicas tiveram a oportunidade de unirem seus interesses e questionamentos num projeto de pesquisa. Em linha com as mais recentes discussões que vêm tomando lugar no campo da formação docente, com este texto pretendemos ampliar os debates e incitar novos questionamentos tomando como referência as realidades educacionais desses dois países.

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Biografia do Autor

Regina Magna Bonifácio de Araujo, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professora substituta de Fundamentos da Educação, Política e Gestão da Educação, Organização do Trabalho Escolar na UFOP. Foi professora de Didática e Prática de Ensino em outras IES, Pró-reitora de Graduação do Centro Universitário Metodista, IPA-RS e diretora da Educação Básica em colégios da Rede Metodista de Educação em Minas Gerais e São Paulo. Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase em Gestão de Unidades Educativas. Na docência atua principalmente com os seguintes temas: formação de professores - educação infantil - projeto pedagógico - avaliação da aprendizagem - socialização e alfabetização econômica.

Maria Manuela Franco Esteves, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Licenciada em História
 Mestre em Ciências da Educação – Área de Análise e Organização do Ensino
 Doutorada em Ciências da Educação – Área de Formação de Professores
 Professora Auxiliar Aposentada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
 Investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
(IE-UL), Grupo de Currículo e Formação de Professores
 Áreas de interesse científico: Formação de professores – concepções e práticas; análise de
necessidades de formação; currículo e desenvolvimento curricular; pedagogia do ensino
superior
 Participação na formação pós-graduada (mestrado e doutoramento), nas áreas de Formação
de Professores e de Pedagogia do Ensino Superior, de educadores de infância e de
professores dos ensinos básico, secundário e superior
 Experiências profissionais no campo da formação de professores

Referências

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

BONIFÁCIO DE ARAUJO, Regina Magna; ESTEVES, Maria Manuela Franco. A formação continuada de professores e a elevação da qualidade da educação básica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e15127, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n51.15127. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15127. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 51 - Qualidade da Educação e Educação de Qualidade