Campanha Nacional Contra a Alca: educação popular, participação e política externa

Autores

  • Suylan de Almeida Midlej e Silva Unieuro

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.1540

Palavras-chave:

Ciências Humanas, Educação Popular, Política

Resumo

Este artigo discute como a Campanha Nacional contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), movimento social formado a partir de dezenas de entidades, utiliza a educação popular como uma estratégia para influenciar na formulação da política externa brasileira. Depois de debater o tema com a sociedade utilizando vasto material de formação, a Campanha organizou um plebiscito popular em setembro de 2002 e obteve mais de 10 milhões de votos. O resultado desse agir político, na visão da Campanha, teria não somente influenciado o posicionamento brasileiro no processo negociador, mas provocado o fortalecimento do movimento social brasileiro e latino-americano. Este trabalho é resultado de uma tese de doutorado cuja pesquisa empírica envolveu 72 entrevistados. Palavras-chave: Movimento social. Educação popular. Política externa. Alca

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suylan de Almeida Midlej e Silva, Unieuro

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e professora-pesquisadora do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro).

Downloads

Publicado

24.11.2010

Como Citar

MIDLEJ E SILVA, Suylan de Almeida. Campanha Nacional Contra a Alca: educação popular, participação e política externa. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 159–180, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v12i1.1540. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1540. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos