O Papel da Música na Educação Infantil

Autores

  • Maria da Glória Marcondes Gohn Uninove
  • Isa Stavracas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v12i2.1563

Palavras-chave:

Educação Infantil, Música, Educador - formação,

Resumo

Este artigo é parte da dissertação de Mestrado intitulada “O Papel da Música na Educação Infantil”, na qual se analisa a presença e a forma de utilização da música em práticas educativas da Educação Infantil, comparando a realidade com as suas possibilidades de utilização, preconizadas por estudiosos do tema. Por meio de reflexões e questionamentos sobre as ações desenvolvidas nesse contexto educativo, pretende-se abordar as diversas possibilidades da música para a construção do conhecimento, fundamentadas por teóricos que a apontam como necessária para a criança e o processo de ensino-aprendizagem. Na educação escolar, formal, a música está inserida nas leis e nos documentos oficiais, entre os quais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei nº 9.394, de 1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), documentos estes que oferecem diretrizes para o atendimento e desenvolvimento integral da criança, portanto, fundamentais na análise das práticas educativas voltadas para a construção do conhecimento musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Glória Marcondes Gohn, Uninove

Doutora em Ciência Política – FFLCH-USP; Pós-doutoramento em Sociologia – New School [New York] (EUA); Professora titular da Faculdade de Educação – UNICAMP/UNINOVE; Coordenadora – Grupo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Educação e Cidadania (GEMDEC); Pesquisadora I – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Secretária executiva do Reasearch Committee ‘Social Classes and Social Movements’ – Associação Internacional de Sociologia.

Isa Stavracas

Mestra em Educação - Universidade Nove de Julho; Licenciatura Plena para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental – FEUSP;

Downloads

Publicado

04.04.2011

Como Citar

MARCONDES GOHN, Maria da Glória; STAVRACAS, Isa. O Papel da Música na Educação Infantil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 487–504, 2011. DOI: 10.5585/eccos.v12i2.1563. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1563. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos