A potência da pedagogia freireana no contexto do autoritarismo na educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n58.15685

Palavras-chave:

autoritarismo, dialogicidade, educação brasileira, pedagogia freireana

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a potência da educação freireana frente ao ímpeto conservador autoritário do Brasil contemporâneo, expondo a ascensão do movimento reacionário em curso no Brasil. Para tanto, aponta como a história do Brasil é marcada pelo autoritarismo, em que se produziu a morte de milhares de povos originários; o processo de escravidão, que humilhou e vilipendiou centenas de outras pessoas; as ditaduras e a profunda desigualdade social encravada no país. Metodologicamente, tem-se um estudo exploratório que propicia uma reflexão sobre o legado da obra de Paulo Freire frente à afirmação de valores plurais e democráticos, necessários para realizar uma educação dialógica e problematizadora. Apresenta ainda elementos autoritários que já estão postos no contexto educacional brasileiro sob o espectro sombrio do perigo totalitário. Nesse sentido, este estudo ancorou-se nas luzes do pensamento arendtiano a respeito do sistema totalitário, reportando-se a um tempo de limitações de liberdade, de rigorosa perseguição política e de injustiça social. Entretanto, é pela indignação que se faz mover o mundo, sem perder a esperança de poder apreciá-lo na “boniteza” que a construção pedagógica, politicamente assumida, leva à liberdade. Assim, quando as raízes da educação são fincadas no horizonte da equidade, da amorosidade com as pessoas e da plena cidadania, a educação se torna humanizadora. Com isso a educação libertadora, sob a égide do pensamento de Paulo Freire, pode ancorar-se, sem sombra de dúvidas, em princípios éticos, para se alcançar os mais altos graus da escala do desenvolvimento humano.

 

 

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Biografia do Autor

Lúcio Gomes Dantas, Universidade Católica de Brasília – UCB

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Assessor de Desenvolvimento Institucional e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Lêda Gonçalves de Freitas, Universidade Católica de Brasília – UCB

Pedagoga, Mestre em Educação, Doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB).

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Publicado

30.09.2021

Como Citar

GOMES DANTAS, Lúcio; GONÇALVES DE FREITAS, Lêda. A potência da pedagogia freireana no contexto do autoritarismo na educação brasileira. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 58, p. e15685, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n58.15685. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15685. Acesso em: 29 mar. 2024.