Paulo Freire e seu legado para uma educação democrática: uma análise dialógica do retrato roubado dos educadores brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n61.15709

Palavras-chave:

educação brasileira, pedagogia dialógica, identidade, professor, democracia

Resumo

Atualmente, a palavra democracia vê-se mascarada através de sentidos despolitizados frente às demandas de mercado, à conjuntura geopolítica contemporânea, sendo operacionalizadas ações de coerção social através de mecanismos pelos quais o poder disciplinar estatal é exercido. Assim, há que se indagar sobre como este atua no sentido de construir “verdades”, “mitos”, correlacionando-as à problemática de construção de saberes. Nesse sentido, torna-se evidente a atualidade do pensamento freiriano, tendo em vista o seu clamor por uma sociedade justa, consciente, democrática. Diante disso, em frente às transformações políticas e socioeconômicas oriundas de um paradigma produtivo globalizado, os educadores brasileiros encontram dificuldades em compreender as relações entre educação e economia. Neste ambiente, passam a vigorar questionamentos a respeito das atribuições da escola e das funções desempenhadas pelo professor. Além disso, pode-se afirmar que no Brasil as representações de professor são construídas a partir de vozes e discursos que não emanam dos educadores, mas provêm de outros profissionais, tais como jornalistas, economistas e políticos. Isto significa que a sociedade está imersa em um processo de globalização que tende a adotar uma política educacional pelos parâmetros da ideologia capitalista neoliberal, o que torna imprescindível o pensamento de Paulo Freire, em seu legado para uma educação democrática e em sua pedagogia dialógica, reiterando a sua importância em virtude dos ataques que vem sofrendo frente à política de intolerância que tem assolado o país, e que se intensificou após período das eleições de 2018.

 

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Biografia do Autor

Laura Sacco dos Anjos Torres, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.

Acadêmica do Mestrado em Educação (PPGE/UFPel). Bolsista CNPQ. Licenciada em Artes Visuais e Letras. 

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Assistente de Fundamentos da Educação em Artes Visuais no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CeARTE/UFPel). Atua como docente no Curso de Artes Visuais – Licenciatura e no Curso de Pós-Graduação em Artes – Especialização Lato Sensu, área de concentração: Artes Visuais. Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas (1987), possui Bacharelado em Pintura (1990) e Especialização em Arte-Educação, Artes Plásticas (1990) pelo ILA/UFPel - Universidade Federal de Pelotas/RS.

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Publicado

28.06.2022

Como Citar

SACCO DOS ANJOS TORRES, Laura; POLIDORI ZAMPERETTI, Maristani. Paulo Freire e seu legado para uma educação democrática: uma análise dialógica do retrato roubado dos educadores brasileiros. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 61, p. e15709, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n61.15709. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15709. Acesso em: 19 abr. 2024.