Paulo Freire: contrapontos ao discurso neoconservador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n59.15807

Palavras-chave:

capitalismo, liberdade, neoliberalismo

Resumo

O artigo se constrói no entrelaçamento dos contrapontos entre o discurso neoconservador e os princípios defendidos por Freire (2018) sobre liberdade e de formação humana. Os resultados mostram que ambos os discursos possuem finalidades distintas, principalmente na concepção de liberdade, uma vez que a liberdade de concorrência econômica e para consumo foi preponderante na teoria e nos governos declaradamente neoliberais, enquanto a liberdade na educação freiriana defende a consciência de si no mundo para permitir uma constante busca por ser mais. Nesses termos, é necessária a consciência dos entraves do capitalismo e suas ações neoliberais que, contraditoriamente, impedem as ações do sujeito como agente livre.

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Biografia do Autor

José Nogueira da Silva, Universidade Federal de Alagoas – Ufal

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (2019)Possui Licenciatura Plena em Letras (2012). Realizou Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas (2016). Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (2019). No decorrer da trajetória acadêmica tem realizado pesquisas interdisciplinares, mas dando ênfase à cultura popular, especificamente a Literatura de Cordel e a cantoria de Repente. Nesse viés, leva em conta as relações entre Literatura e História. a carnavalização, o dialogismo bakhtiniano e o pan-africanismo.

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas – Ufal

Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita. Pós-doutoranda na Universidade do Porto - PT.

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas – Ufal

Possui Pós-Doutorado em Educação (2018), Doutorado em Educação (2008), Mestrado em Educação (2001) e Graduação em Pedagogia (1997) ambos realizados na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora associada do Centro de Educação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Atuou como Vice-Diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE, seção Alagoas no período de 2013-2015 e participa na condição de líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) e sou membro do Comitê Editorial da Revista Debates em Educação/UFAL desde 2015. A partir de 2018 atuo como Editora da Revista Debates em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, financiamento da educação, planejamento e gestão escolar e educacional. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5520-2668

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

DA SILVA, José Nogueira; CAVALCANTI DOS SANTOS, Adriana; DOS SANTOS, Inalda Maria. Paulo Freire: contrapontos ao discurso neoconservador. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 59, p. e15807, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n59.15807. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15807. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos