Por uma pedagogia do belo: educação, estética e sensibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16647

Palavras-chave:

Educação, Estética, Pedagogia do belo, Sensibilidades. Subjetividades.

Resumo

Neste estudo interessamo-nos em problematizar o argumento kantiano sobre o gosto/juízo fora do objeto. Para tanto, é rediscutido o que é o ‘belo’ e ensaiada a proposição de uma categoria teórica denominada de ‘pedagogia do belo’ como forma de pensar a educação estética enquanto um saber que acontece a partir da consideração das sensibilidades e das subjetividades. Propomos que, na pedagogia do belo, a obra de arte opera como um artefato, uma metáfora mediadora. Assim, esta categoria dimensiona a reestruturação do consciente que assente ao imaginário; articula aspectos fundantes sobre as sensibilidades no fruir da existência e das experiências; permite a formação de valores estético-éticos por meio da contemplação sensível dos elementos simbólicos. A potência da pedagogia do belo remete ao modo pelo qual o conhecimento pode ser suscitado a partir da arte. Demonstra um caminho no qual o ato de conhecer decorre das trocas, dos afetos e da experiência.

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Biografia do Autor

Graciele Maria Coelho de Andrade Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Educação Contemporânea - Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Educação em Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco. Licenciada em Pedagogia - Centro Universitário Internacional Uninter. Licenciada em Desenho e Plástica - Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (UFPE/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq).

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Sciences Sociales - Université René Descartes - Paris V (2008). Diplôme détudes Approfondies (DEA) em Sciences Sociales - Université de Caen Basse Normandie (2001). Graduação em Design - Ecole dArchitecture de Grenoble (1996) e pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Professor Associado Nível I do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Foi Visiting Researcher no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2019). Pesquisador/Membro da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones, da Associação Nacional Ylê Setí do Imaginário e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq).

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Publicado

28.07.2020

Como Citar

GOMES, Graciele Maria Coelho de Andrade; CARVALHO, Mário de Faria. Por uma pedagogia do belo: educação, estética e sensibilidades. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16647, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16647. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16647. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 53 - Educação, Estética e Sensibilidades