Pesquisar e pesquisar-se na educação: movimentos criados pela estética e pelas sensibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16664

Palavras-chave:

Educação, Experiência estética, Pesquisa, Sensibilidades.

Resumo

o artigo objetiva problematizar os movimentos de pesquisar experimentados pelo pesquisador no processo investigativo e seus efeitos criados na/pela estética e sensibilidades. Nossa reflexão baseia-se em: como a experiência estética e as sensibilidades podem afetar a pesquisa nos movimentos investigativos e seus desdobramentos na educação? Sobre essa indagação, dialogamos com alguns autores: Deleuze (2006, 1988 e 1974) Deleuze e Guatarri (1995 e 1992), trazendo o conceito de cartografia, nos possibilitando criar outros modos de pesquisar; Schiller (2017), com o conceito dos impulsos - sensível e formal, provocando a necessidade da articulação entre ambos, e a natureza ambígua da racionalidade e da subjetividade. Morin (2003 e 1999), abordando o pensamento complexo na educação, capaz de unir e contextualizar, sem perder de vista a singularidade; Meira (2014) e Autores X (2010), ao mencionarem a experiência estética para pensar os processos educativos, como alimento que mobiliza e amplia as relações do sujeito no limiar do racional e do sensível; Maffesoli (2010, 2004 e 1998), que defende a razão sensível como uma alavanca metodológica para o exercício do pensamento. Para além desses autores, outros nos subsidiaram para a compreensão das sensibilidades como forças vitais e potência criadora que movem a existência humana e a pesquisa. Esse artigo, portanto, se constituiu no diálogo com as experiências em um Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação, no qual pesquisar e pesquisar-se (entre)laçam-se com a estética e as sensibilidades. Ou seja, mapas vão se formando, se findando e se desdobrando nos processos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e nos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e Patrimônio Cultural e Sociedade; Pesquisadora e coordenadora de Núcleo de Pesquisa, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Carla Clauber da Silva, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2003). Especialista em Formação na Técnica de Grupo Operativo (1998 - 2000) e em Clínica Psicopedagógica (1994 - 1997), ambas no Centro de estudos psicopedagógicos de Curitiba e em Administração e Supervisão Escolar (1990 - 1991) na Universidade de Nova Iguaçu. Graduada em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino - ACE (1990). Autora de várias publicações em periódicos, livros e capítulos de livros, destaque para: Uma educação pela infância: diálogo com o currículo do 1º ano do ensino fundamental (2009); Uma Alfabetização pela Infância (2004) e Arte Contemporânea e Educação Infantil (2017). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, desde 2003. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Joinville, com experiência na área de Educação, ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação de professores, ensino e aprendizagem e infância.

Referências

DELEUZE, Gilles. El Leibniz de Deleuze: exasperación de la filosofia – 1ª ed. – Buenos Aires: Cactus, 2006.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, Editora da Universidade de São Paulo, 1974. (Estudos 35)

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Tradução: Luis Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Felix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. I. São Paulo: Ed.34, 1995.

DELIGNY, Fernand. Os vagabundos eficazes, operários, artistas, revolucionários: educadores. Tradução e notas: Marlon Miguel. São Paulo. N- Edições, 2018.

MAFFESOLI, Michel. Saturação. Tradução: Ana Goldberger. São Paulo. Iluminuras: Itaú Cultural, 2010.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Tradução: Albert Christophe Migueis Stuckembruck. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

MAFFESOLI, Michel. A Parte do Diabo. Rio de Janeiro: Record, 2004.

MALDONATO, Mauro. Passagens do tempo. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2012.

MEIRA, Marly. O sentido de aprender pelos sentidos. In: PILLOTTO, Silvia S. D; BOHN, Letícia R D. Arte/Educação: ensinar e aprender no ensino básico. Joinville, SC: Editora: UNIVILLE, 2014.

MORIN, Edgar. Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do Ensino Fundamental. Natal: Editora da UFRN, 1999.

MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

SCHILLER, Friedrith. A educação estética do homem. Trad. Roberto Schwarz e Marcio Suzuki. São Paulo. Iluminuras, 1989. (reimpressão 2017)

AUTORES X, 2010.

AUTORES Y, 2017.

Downloads

Publicado

28.07.2020

Como Citar

PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; SILVA, Carla Clauber da. Pesquisar e pesquisar-se na educação: movimentos criados pela estética e pelas sensibilidades. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16664, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16664. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16664. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 53 - Educação, Estética e Sensibilidades