Experiência e educação estética: sentidos e epifanias de um sarau infantil na universidade federal da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16705

Palavras-chave:

Educação Estética. Crianças. Formação. Sarau Infantil.

Resumo

A pesquisa refere-se à integração de ações desenvolvidas a partir do Sarau Infantil: Toda Criança é um Poema. O Sarau se configura em diversificados espaços/tempos de apreciação e de produção artística, permeados por experiências corporais e sensíveis entre estudantes de licenciaturas da UFBA e crianças de escolas públicas. Intentamos pesquisar quais sentidos seriam produzidos pelos estudantes das licenciaturas a partir da experiência do Sarau Infantil, de modo que refletissem sobre os processos formativos a partir da vivência com as crianças. A fundamentação teórica se valeu dos estudos de Jacques Rancière (2005), acerca da partilha do sensível e a integração do saber, do pensar e do sentir; as contribuições de Friedrich Schiller (2002) sobre Educação Estética que permite passarmos do estado passivo da sensibilidade para o estado ativo do pensamento; Os estudos de Carbonell (2012) sobre o binômio “experiência-estética” que se relaciona ao exercício de sensibilidade; Dos construtos Maffesoli (2008) sobre sensibilidade e razão. Metodologicamente, os pressupostos da Pesquisa Participante permitiram que os participantes se enxergassem como agentes ativos da pesquisa, produzindo conhecimento e intervindo artisticamente na realidade. Duas categorias conduziram as análises: 1. Os sentidos produzidos sobre a experiência do Sarau; 2. A experiência de cunho estético, sentidos e reflexões na formação. Concluímos que poucos licenciados tinham vivenciado experiências estéticas/sensíveis ao longo da graduação. Outro aspecto levantado foi o distanciamento das licenciaturas dos estudos sobre infâncias. O Sarau Infantil demonstrou ser um momento rico de formação, onde foi possível viver, pensar, dar sentido e realizar inferências autônomas nos percursos formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cilene Nascimento Canda, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotada no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). Atua na Licenciatura em Educação do Campo

Kleber Peixoto de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotada no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). Atua na Licenciatura em Educação do Campo

Referências

ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. Os sentidos da sensibilidade: sua fruição no fenômeno de educar. Salvador: EDUFBA, 2008.

ARENDT, Hannah. Liberdade para ser livre. Tradução e apresentação: Pedro Duarte. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2018. Coleção Por que política? V. 3.

AUTORA1 et al., (2019). Arte, interdisciplinaridade e infância: experiências estéticas, artísticas e brincantes no Sarau Toda Criança é um Poema. In: Revista Entreideias, Salvador, v. 8, n. 2, p. 211-232, maio/ago. 2019.

AUTORA2. Potes que guardam vidas, vidas que viram histórias: a poteca como ação interativa nas narrativas de crianças e adultos do assentamento Rose, na região sisaleira de Santaluz, Ba. Tese (doutorado) Universidade Federal da Bahia. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Salvador, 2019.

CARBONELL, Sônia. Educação estética na EJA: a beleza de ensinar e aprender com jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2012

DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir. Brasília: Liber Livro editora, 2004. (Série Pesquisa em Educação, v. 8).

DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Editora Nacional, 1971.

DUARTE JÚNIOR, J.-F. Fundamentos estéticos da educação. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.

DUARTE JÚNIOR, J.-F.O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.

DUARTE JÚNIOR, J.-F.. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 3. ed. Curitiba: Criar Edições, 2004.

GALEFFI, Dante Augusto. Didática filosófica mínima: ética do fazer-aprender a pensar de modo próprio e apropriado como educar transdisciplinar. Salvador: Quarteto, 2017.

ISSE, R. Educação estética: uma ponte entre Schiller e Habermas. Porto Alegre: UFRGS, 2007. Dissertação de Mestrado.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

NAJMANOVICH, D. O sujeito encarnado: questões para pesquisa no/do cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org. Ed. 34, 2005.

ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

SARMENTO, M.; GOUVÊA, M. C. S. (org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. (Ciências Sociais da Educação).

SCHILLER, F. A educação estética do homem. Trad. Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 2002.

VEIGA, Ilma Passos A. Professor: tecnólogo do ensino ou agente social? In: VEIGA, Ilma Passos A. Ana Lúcia Amaral (orgs.). Formação de professores: políticas e debates. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. Coleção Magistério: Formação e Trabalho pedagógico.

VERÁSTEGUI, R. L. A. A educação estética do ser humano de Friedrich Schiller. Disponível:http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simpósio%20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Trabalhos/PDF/57%20Rosa%20de%20Lourdes.pdf>. Acesso em 22/02/2020.

Downloads

Publicado

28.07.2020

Como Citar

CANDA, Cilene Nascimento; SOUZA, Leila Damiana Almeida dos Santos; SOUZA, Kleber Peixoto de. Experiência e educação estética: sentidos e epifanias de um sarau infantil na universidade federal da Bahia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16705, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16705. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16705. Acesso em: 29 mar. 2024.