Política e formação continuada de educadores: um olhar para a docência universitária a partir da decolonialidade da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17351

Palavras-chave:

Decolonialidade da educação, Docência universitária, Formação continuada.

Resumo

O artigo objetiva analisar a percepção de docentes universitários sobre práticas de formação continuada de professores da educação básica. Refletindo a respeito das suas ações enquanto formadores nestes cursos, os docentes do ensino superior revelam que os cursos de formação de professores da educação básica são espaços privilegiados para se pensar formas de decolonizar o ensino. Realizamos entrevistas com coordenadores (as) de curso e formadores (as) universitários que atuaram em cursos de especialização ofertados pela Rede Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (RENAFORM), em 2014 na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Brasil. As políticas e propostas dos cursos eram de uma formação decolonial, no sentido que visavam a valorização de outros saberes, bem como dos sujeitos do campo, indígenas, negros, crianças, etc. As conclusões são que há limites no processo de implementação da referida política e fica claro que não basta um currículo decolonial, é preciso também uma prática. A universidade se enriquece com a possibilidade de compreender as demandas do chão da escola, bem como os professores do ensino básico são estimulados a prosseguirem no aprimoramento da sua formação, a nível de pós-graduação. Essa troca favorece a decolonialidade, constituindo-se em processo de construção que prevê redefinições tanto na configuração da profissionalidade docente como na produção do conhecimento nos cursos de formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Figueredo Benzaquen, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Pós-colonialismos e cidadania global pela Universidade de Coimbra (2012). Desde agosto de 2013 é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste em Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco. Como parte do pós-doutorado foi Pesquisadora Visitante da Universidade de Duke nos Estados Unidos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, cooperação, educação não-formal e socialização.

Bruna Tarcilia Ferraz, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunta 3 do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica. Mestre em Educação pela UFPE, 2006.2 pela linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação, com dissertação sobre políticas de avaliação para a educação superior; Licenciada em Pedagogia pela UFPE. Participa dos Grupos cadastrados no CNPQ: Estudo das organizações educativas (2018), Infância e Educação na contemporaneidade: estudos interdisciplinares (2019) e Políticas Públicas de Educação e enfrentamento da desigualdade social (2019). Participou da Tutoria do Grupo PET/Conexões de Saberes: Avaliação de Políticas Públicas em Ações Afirmativas para a Juventude. Foi coordenadora Pedagógica do Programa Formação Continuada de Professores/as e Prática Pedagógica: Ação/Reflexão/Ação. NEFOPP/DEd/UFRPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de avaliação institucional no Brasil, educação formal, formação de professores e avaliação da aprendizagem na educação infantil.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Portaria N. 1.328, de 23 de setembro de 2011. Institui a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública.

BRASIL. Portaria MEC n. 1.087, de 10 de agosto de 2011. Institui a Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica.

COSTA, Sérgio. (Re)Encontrando-se nas redes? As ciências humanas e a nova geopolítica do conhecimento. In: ALMEIDA, J.; MIGLIEVICH-RIBEIRO, A. e GOMES, H. T. Crítica pós-colonial – panorama de leituras contemporâneas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013.

DESLANDES, S. F. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

DUSSEL, Enrique. Filosofía de Liberación. México: Edicol, 1977.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 32ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. V. 13, n. 37, jan./abr, 2008.

GROSFOGUEL, Ramón. From Postcolonial Studies to Decolonial Studies: Decolonizing Postcolonial Studies: A Preface, Review, 29(2), 2006.

KONTOPOULOS, Kyriakos. The Logic of Social Structures. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

MIGNOLO, Walter. Local Histories/Global Designs: Essays on the Coloniality of Power, Subaltern Knowledges and Border Thinking. Princeton: Princeton University Press, 2000.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MORGADO, J. C. Currículo e Profissionalidade Docente. Porto: Porto Editora LDA, 2005.

QUIJANO, Aníbal. Coloniality of power, Eurocentrism and Latin America. Neplanta: Views from South. 1 (3), pp. 533-580, 2002.

RAMOS, K. M. da C. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógica-didática. Porto: U.Porto Editoral, 2010.

ROLDÃO, M. do C. N. Nuances: estudos sobre educação. Ano XI, v. 12, n. 13, jan./dez, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma pedagogia do conflito. In: FREITAS, A. L. S. de; MORAES, S. C. de (orgs.). Contra o desperdício da experiência: a pedagogia do conflito revisitada. Porto Alegre: Rede Editora, 2009.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

WALLERSTEIN, Immanuel. The Modern World-System. New York: Academic Press, 1974.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, estado, sociedade: luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito-Equador: Universidade Andina Simón Bolívar/Ediciones Abya-Yala, 2009.

Downloads

Publicado

30.09.2020

Como Citar

BENZAQUEN, Júlia Figueredo; FERRAZ, Bruna Tarcilia. Política e formação continuada de educadores: um olhar para a docência universitária a partir da decolonialidade da educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 54, p. e17351, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n54.17351. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17351. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 54 - Decolonialidade e geopolítica do conhecimento