Desenvolvimento da linguagem em crianças com deficiência intelectual na educação infantil: contribuições da comunicação alternativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.18539

Palavras-chave:

aquisição da linguagem, comunicação alternativa, deficiência intelectual, educação infantil.

Resumo

As crianças com deficiência intelectual apresentam prejuízo no desenvolvimento da capacidade expressiva. Como consequência, fazem uso por mais tempo da linguagem gestual. Existem recursos de Comunicação Alternativa, categoria de Tecnologia Assistiva, que contribuem para a acessibilidade cognitiva dessas crianças, facilitando o desenvolvimento e a aprendizagem. Esta pesquisa buscou analisar como o uso da Comunicação Alternativa (CA) em sessões de intervenção pode contribuir para a linguagem-comunicação de crianças com deficiência intelectual na etapa da Educação Infantil. Como participantes, a pesquisa contou com duas crianças com deficiência intelectual com impedimentos comunicativos, estudantes de escolas públicas da cidade de Igarassu-PE. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas sessões de intervenção com o uso de recursos da CA. O estudo demonstrou que o uso dos recursos de comunicação alternativa contribuiu significativamente para a comunicação das crianças. Permitiu que criança e pesquisadora compartilhassem atenção nas atividades desenvolvidas; auxiliou a compreensão, estimulando as crianças a participarem ativamente das interações; também possibilitou às crianças planejar e produzir linguagem mais significativa e funcional.

 

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Biografia do Autor

Adelyn Barbosa de Aquino, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Mestre em educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Município de Itapissuma – Pernambuco.

Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Professora Associada III do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação, UFPE>

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Publicado

29.03.2022

Como Citar

BARBOSA DE AQUINO, Adelyn; FERRO CAVALCANTE, Tícia Cassiany. Desenvolvimento da linguagem em crianças com deficiência intelectual na educação infantil: contribuições da comunicação alternativa. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e18539, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.18539. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/18539. Acesso em: 16 abr. 2024.