Avaliação em cursos superiores de artes: a ênfase no processo e a educação pelo sensível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18872

Palavras-chave:

Ensino superior, Avaliação em artes, Práticas pedagógicas

Resumo

O artigo trata da problemática advinda da subjetividade inerente às avaliações realizadas nos ateliês dos cursos de arte do ensino superior. Busca-se contribuir para as pesquisas da área por meio da identificação de possíveis caminhos que conduzam à adoção de critérios que possibilitem o equilíbrio entre aquisição de conhecimento e educação pelo sensível. Parte-se de uma abordagem do ensino como um todo, no afã de incluir os cursos responsáveis pela habilitação de professores para o Ensino Fundamental; Descartes, Morin, Libâneo e Luckesi embasam esta parte introdutória. No que concerne à avaliação no ensino superior, destaca-se a necessidade de uma educação integral, voltada para o incentivo da pesquisa e pautada na relação entre especificidades da área e equilíbrio afetivo/ emocional; Masseto, Vieira e De Sordi norteiam este segmento da investigação. No tópico que trata da avaliação nos cursos de artes, é pontuada a presença do artista-professor e a ênfase atribuída ao aspecto processual da avaliação; com Garcia, Feyerabend, Tourinho e Almeida valorizam-se o processo de construção do conhecimento e o olhar sensível para a produção do estudante. Enfatiza-se, ao longo do texto, a necessidade de transformação dos moldes avaliativos tradicionais. Observa-se, na pesquisa sobre avaliação em cursos superiores de arte, que é necessária a atenção tanto no processo quanto no produto final, e que a avaliação seja concebida a partir de critérios que coadunem questões subjetivas e objetivas. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josélia Schwanka Salomé, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Doutora em Artes pela Unicamp
Professora Adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Maria Cristina Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e na FAP/ UNESPAR

Referências

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: UNESP, 2009.

FEYERABEND, Paul. Contra o método. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2011.

GARCIA, Joe. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, p. 201-213, maio/ago. 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez. 2006.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012.

MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, 2008.

MORIN, EDGAR. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da silva e Jeanne Sawaya. 2 ed. São Paulo: Cortez: UNESCO, 2011.

READ, Herbert. A Educação pela Arte. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

TOURINHO, Irene. Transformações no ensino da arte: algumas questões para uma reflexão conjunta. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. p. 28-36.

TOURINHO, Irene. Retomando um tema delicado: avaliação e ensino de arte. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS - ANPAP, 19., 2010. Cachoeira. Anais.... Salvador: EDUFBA, 2010. p. 2094-2106.

VIEIRA, Maria Lourdes; De SORDI, Mara Regina Lemes. Possibilidades e limites do uso do Portfólio no trabalho pedagógico no ensino superior. Revista E-curriculum, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 1-27, abr. 2012.

Downloads

Publicado

16.12.2020

Como Citar

SALOMÉ, Josélia Schwanka; MENDES, Maria Cristina. Avaliação em cursos superiores de artes: a ênfase no processo e a educação pelo sensível. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 55, p. e18872, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n55.18872. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/18872. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 55 - Avaliação da Aprendizagem