Epistemologia de Terra-Pátria para uma nova cidadania planetária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20270

Palavras-chave:

cidadania planetária, epistemologia, pensamento complexo, Terra-Pátria.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o conceito de Terra-Pátria, a partir do livro homônimo, de Edgar Morin e Anne-Brigitte Kern, considerando a epistemologia da complexidade, que promove a mudança de pensamento – do linear ao complexo – para a reintegração de cultura científica e cultura humanística. Essa perspectiva implica uma nova visão de mundo, um novo pacto ético civilizatório, fundado não apenas na razão ilustrada, mas também na sensibilidade humana e na inteligência emocional que se expressam através do cuidado, da solidariedade, da compreensão e da responsabilidade ecológica e social. Por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica, articulamos ainda a obra Terra-Pátria às recomendações da Carta da Terra pela via do desenvolvimento sustentável, que nos leva à construção de uma nova cidadania planetária. Consideramos aqui as seguintes indagações norteadoras: Quais são os fundamentos teóricos presentes nesta obra e que podem ser considerados como bases estruturantes de uma teoria pedagógica capaz de iluminar a educação em direção a essa nova cosmovisão? De que forma a epistemologia presente na obra Terra-Pátria pode inspirar ou orientar a ação pedagógica em direção à reforma do pensamento e das instituições educativas? Concluímos com o reconhecimento de que os operadores cognitivos do pensamento complexo são mecanismos geradores dessa epistemologia e que práticas pedagógicas transdisciplinares são fundamentais à melhor compreensão da realidade.

 

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Biografia do Autor

Maria Cândida Moraes, Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

Doutora em Educação e Currículo, pela PUC/SP.
Pesquisadora permanente do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade/CNPq da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

Izabel Petraglia, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Educação pela USP
Pós-doutorado pelo Centre Edgar Morin, da EHESS/CNRS, Paris.
Professora titular do PPGE da Universidade Metodista de São Paulo. Líder do GEPEC/CNPq

Referências

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Publicado

01.07.2021

Como Citar

MORAES, Maria Cândida; PETRAGLIA, Izabel. Epistemologia de Terra-Pátria para uma nova cidadania planetária. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 57, p. e20270, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n57.20270. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/20270. Acesso em: 8 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 57 - 100 Anos de Edgar Morin
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