A formação continuada da equipe gestora na rede pública municipal de Messias-Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21641

Palavras-chave:

gestão escolar, formação de gestores, escola pública.

Resumo

A complexidade do ato de organizar o espaço no qual o processo formal de aprendizagem acontece demanda olhares multidimensionais. O objetivo da pesquisa foi apresentar a experiência da formação continuada da equipe gestora, a partir da escuta das vozes dos participantes, na rede pública municipal de Messias, no estado de Alagoas. A metodologia desenvolvida esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo, como objetivo, a pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário on-line com 50 (cinquenta) participantes do curso de gestores no referido município. Os principais resultados apontaram que a experiência de formação continuada para os gestores contribuiu com questões reflexivas para o processo de organização da escola, dimensionando ações para o trabalho coletivo, para as relações interpessoais e para o efetivo trabalho da escola e da comunidade.

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Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Doutor em Educação. Professor  do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Alex Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Mestre em Educação. Professor da rede pública municipal de Maceió e Diretor de Ensino da rede pública munical de Messias.

Fernanda Santos do Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Maceió – SEMED

Mestra em Ciências das Religiões. Professora da rede pública municipal de Maceió e Diretora de Ensino da rede pública munical de Messias.

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Publicado

28.06.2022

Como Citar

DA SILVA, Givanildo; VIEIRA DA SILVA, Alex; SANTOS DO NASCIMENTO, Fernanda. A formação continuada da equipe gestora na rede pública municipal de Messias-Alagoas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 61, p. e21641, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n61.21641. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21641. Acesso em: 18 abr. 2024.