Perguntas pedagógicas na formação inicial de professores: melhorias na qualidade da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21715

Palavras-chave:

ciclo de Smyth, educação em química, formação inicial, professor reflexivo, qualidade na educação.

Resumo

Na contemporaneidade, a preocupação em relação à qualidade da educação tem aumentado consideravelmente nas diferentes dimensões e espaços da sociedade, sendo manifesta por meio de políticas governamentais e de ações sociais e de educadores. Tendo por base o pressuposto de que os professores aprendem com as situações provenientes do ambiente escolar, sendo modificados por elas e as modificando, considera-se relevante discutir as implicações da formação docente na qualidade da educação. Nesse sentido, a proposição de uma formação inicial pautada na reflexão consubstancia-se como uma alternativa para a qualificação e o desenvolvimento profissional docente, pois o professor com o pensamento reflexivo desenvolvido pode apresentar maior repertório de ações em relação ao aluno, contexto escolar, ensino, aprendizado e desenvolvimento profissional, na medida em que ele procura dar respostas às situações que emergem no cotidiano articulando-as com a teoria e as ressignificando. Pretendendo contribuir para esse processo formativo, o artigo apresenta o uso das Perguntas Pedagógicas contidas no Ciclo de Smyth, sendo estas ferramentas relevantes para suscitar reflexões do futuro professor sobre sua atuação na escola, permitindo-lhe analisar, reconstruir e melhorar a qualidade de sua intervenção.

 

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Biografia do Autor

Adriele Ribeiro dos Santos Lamim, Universidade de São Paulo – USP.

Doutoranda em Ensino de Ciências pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC-USP)

Manoel de Souza Lamim Netto, Universidade Estadual Paulista – Unesp

Licenciado em matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP)

Dulcimeire Aparecida Volante Zanon, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Doutora em Educação e docente da Universidade Federal de São Carlos, lotada no Departamento de Metodologia de Ensino (DME)

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Publicado

01.07.2022

Como Citar

RIBEIRO DOS SANTOS LAMIM, Adriele; DE SOUZA LAMIM NETTO, Manoel; VOLANTE ZANON, Dulcimeire Aparecida. Perguntas pedagógicas na formação inicial de professores: melhorias na qualidade da educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 61, p. e21715, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n61.21715. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21715. Acesso em: 29 mar. 2024.