Descolonizando linguagens cartográficas – a construção de uma cartografia engajada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21857

Palavras-chave:

cartografia engajada, cidade educadora, educadores populares, mapeamento coletivo, sentipensar.

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas práticas desenvolvidas pelo Kollektiv Orangotango, um círculo de geógrafos críticos e amigos, em coevolução desde os anos 2000.  Além das intervenções artísticas no espaço público, a cartografia crítica é parte crucial de nosso trabalho, temos co-conduzido vários mapeamentos coletivos, publicado materiais educacionais de mapeamento, manuais multilíngues, tutoriais em vídeo e uma coleção internacional de contracartografias chamada This Is Not an Atlas. O mapeamento coletivo é um processo de reflexão territorial, conscientização e auto-organização, integrando diferentes tipos de conhecimentos, quotidianos, tradicionais, encarnados e acadêmicos, que podem fluir juntos e abrir espaço para a ação.  Sentimos que é crucial integrar uma noção de "sentipensar" - sentir/pensar - no que, com referência a Bell Hooks, pode ser chamado de "cartografia engajada", ou seja, uma cartografia baseada no diálogo que engaja "coração e mente".  Instaurando uma perspectiva espacial sobre a relação dialética entre nós humanos e nosso meio ambiente, entendemos o mapeamento coletivo como processo de alfabetização geográfica na vida quotidiana e espaço de ação por meio do diálogo "mediado pelo mundo".  Como educadores populares, pesquisadores militantes, lutamos por uma produção horizontal coletiva de conhecimento, por meio de intervenções práticas e reflexão teórica, numa perspectiva de uma cidade educadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paul Schweizer, Universidade de Frankfurt

Geografo e pesquisador do Coletivo Orangotango

Orlando Coelho Barbosa, Centro Universitário FIEO

Doutor em Psicologia Educacional

Referências

AGB PORTO ALEGRE. Cartography as an Instrument of Emancipation. This is not an atlas, 22 set. 2020. Disponível em: <https://notanatlas.org/cartography-as-emancipation/>. Acesso em: 26 out. 2020.

AGNEW, J. The Territorial Trap: The Geographical Assumptions of International Relations Theory. Review of International Political Economy, v. 1, n. 1, p. 53–80, 1994.

BARTHOLL, T. Por uma geografia em movimento: a ciência como ferramenta de luta. Rio de Janeiro, RJ: Consequência, 2018.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido: e outras poéticas políticas. Editora Cosac Naify, 2014.

COLECTIVO GEOGRAFÍA CRÍTICA. Los feminismos como práctica espacial: Geografiando para la Resistencia. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://geografiacriticaecuador.org/wp-content/uploads/2018/04/Cartilla3_los_feminismos.pdf>. Acesso em 20 mar. 2020.

COLECTIVO MIRADAS CRÍTICAS DEL TERRITORIO DESDE EL FEMINISMO. Mapeando el cuerpo-territorio - Guía metodológica para mujeres que defienden sus territorios. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://miradascriticasdelterritoriodesdeelfeminismo.files.wordpress.com/2017/11/mapeando-el-cuerpo-territorio.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2020.

DE LISSOVOY, N. Decolonial Pedagogy and the the Cultural Politics Ethics of the Global. Discourse: Studies in of Education, v. 31, n. 3, p. 279–293, jul. 2010.

D’ONOFRIO, A.; COGNI, F.; SCHWEIZER, P. Attivare immaginari – Un incontro tra ricerca sociale e pratiche artistiche. Em: PISCITELLI, P.; TROGLIO, S. (Ed.). Adolescenza delle città – Diario di una metropoli che cresce. Utopie. Milano: Feltrinelli, 2019. Cittadinanza Europeap. 28–38.

DUNFORD, R. Toward a Decolonial Global Ethics. Journal of Global Ethics, v. 13, n. 3, p. 380–397, 2 set. 2017.

EDLER, D. et al. Audiovisual Cartography: Established and New Multimedia Approaches to Represent Soundscapes. KN - Journal of Cartography and Geographic Information, v. 69, n. 1, p. 5–17, maio 2019.

ESCOBAR, A. Transition Discourses and the Politics of Relationality: Toward Designs for the Pluriverse. Em: REITER, B. (Ed.). Constructing the pluriverse: the geopolitics of knowledge. Durham: Duke University Press, 2018. p. 63–89.

ESCOBAR, A. Pluriversal Politics: The Real and the Possible. Durham: Duke University Press, 2020.

FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. 30th anniversary ed ed. New York: Continuum, 2000.

GLISSANT, É. Poetics of relation. Traducao Betsy Wing. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1997.

HALDER, S. Gemeinsam die Hände dreckig machen: Aktionsforschungen im aktivistischen Kontext urbaner Gärten und kollektiver Kartierungen. Bielefeld: transcript, 2018.

HALDER, S.; MICHEL, B.; SCHWEIZER, P. Is This Is Not an Atlas an Atlas? On the Pitfalls of Editing a Global Collection of Counter-Cartographies. Cartographica: The International Journal for Geographic Information and Geovisualization, v. 55, n. 3, p. 207–214, 2020.

HOOKS, B. Teaching critical thinking: practical wisdom. New York: Routledge, 2010.

INGOLD, T. Lines: a brief history. Repr ed. London: Routledge, 2008.

KOLLEKTIV ORANGOTANGO+ (ed.). This Is Not an Atlas: a global collection of counter-cartographies. Bielefeld: transcript, 2018.

KRYGIER, J. B. Sound and Geographic Visualization. Em: MACEACHREN, A. M.; TAYLOR, D. R. F. (Ed.). Visualization in modern cartography. Modern Cartography. Oxford, U.K. ; New York: Pergamon, 1994. 2p. 149–166.

MANSILLA QUIÑONES, P.; PEHUÉN, M. M.; LETELIER, M. R. Cartografía cultural del Wallmapu: elementos para descolonizar el mapa en territorio mapuche. Primera edición ed. Santiago de Chile: LOM Ediciones, 2019.

MORRIS, D.; VOYCE, S. Embodied Mapping, Locative Mapping, and New Media PoeticsJacket2, 2015. Disponível em: <https://jacket2.org/commentary/embodied-mapping-locative-mapping-and-new-media-poetics>. Acesso em: 11 set. 2018.

MOTTA, S. 21st Century Emancipation: Pedagogies in and from the Margins, 2015 Em: KUPFER, A. (Ed.). Power and education: contexts of oppression and opportunity. London: Palgrave Macmillan UK, 2015. p. 169–193.

OLMEDO, E. The Materiality Language of Cartography - Textile Maps of Morrocan Working-Class Neighbourhood in Marrakech. Em: KOLLEKTIV ORANGOTANGO+ (Ed.). This Is Not an Atlas: a global collection of counter-cartographies. Social and cultural geography. Bielefeld: transcript, 2018. p. 264–269.

REITER, B. (ed.). Constructing the pluriverse: the geopolitics of knowledge. Durham: Duke University Press, 2018.

RIBAS, C. Complexidade, Cartografia De. Indisciplinar, p. 73–94, 23 jul. 2020.

RIBAS, C.; SCHWEIZER, P. Hydrocartography: Mapping With Waters. c mag, v. 150, p. 18–22, 2021.

ROY, A. The end of imagination. Chicago: Haymarket Books, 2016.

SCHWEIZER, P. Decolonizzando Linguaggi cartografici per una cartografia impegnata. Em: ALLOCCA, D. et al. (Ed.). Forme dell’abitare. Forme del Transitare. Adattamenti, traslazioni, contaminazioni linguistiche e letterarie nell’Europa Centro Orientale. Roma: Universitalia, 2022.

SCHWEIZER, P.; HALDER, S. Reflections on the Cartographic Languages - when collectively mapping possible worlds. Em: SCHRANZ, C. (Ed.). Shifts in Mapping - Maps as a Tool of Knowledge. Bielefeld: transcript, 2021. p. 64–93.

SCHWEIZER, P.; RIBAS, C. Idrocartografia. Forme di cammino in paesaggi acquatici. Em: ECOLOGIE POLITICHE DEL PRESENTE (Ed.). Trame: Pratiche e saperi per un’ecologia politica situata. Napoli: Tamu, 2021a. p. 177–183.

SCHWEIZER, P.; RIBAS, C. Hydrokartographie - Wasser Körper Kartieren. Em: INSTITUT HYPERWERK (Ed.). Nothing happens in isolation. Basel: FHNW, 2021b. p. 8–11.

SCOTT, J. C. Seeing like a state: how certain schemes to improve the human condition have failed. New Haven: Yale University Press, 1998.

VAZQUEZ, R. Precedence, Earth and the Anthropocene: Decolonizing design. Design Philosophy Papers, v. 15, n. 1, p. 77–91, 2 jan. 2017.

ZIBECHI, R. Territorios en resistencia: cartografía política de las periferias urbanas latinoamericanas. Carcaixent: Zambra, 2011.

Downloads

Publicado

28.06.2022

Como Citar

SCHWEIZER, Paul; COELHO BARBOSA, Orlando. Descolonizando linguagens cartográficas – a construção de uma cartografia engajada. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 61, p. e21857, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n61.21857. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21857. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 61 - Cidades Educadoras