Complexidade da avaliação - avaliação na complexidade

Autores

  • Ernesto Jacob Keim UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.224

Palavras-chave:

Complexidade, avaliação, avaliação educacional.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre a natureza conceitual da Complexidade enquanto movimento e da avaliação enquanto recurso e metodologia utilizada para investigar a qualidade dos processos educativos. Nossa intenção é promover uma reflexão entre o suporte teórico e operacional da avaliação no contexto da educação mediada pela Complexidade, que lhe confere características de movimento não linear de reflexão e transformação da realidade. Discute-se como avaliar a complexidade e como avaliar a avaliação a partir dos referenciais da Complexidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto Jacob Keim, UNINOVE, São Paulo

Doutor em Educação (UNIMEP,SP), Professor do Programa de Mestrado em Educação da UNINOVE, pesquisador para o tema “educação, complexidade e transdisciplinaridade” e consultor independente em Avaliação Institucional.

Downloads

Publicado

04.01.2008

Como Citar

KEIM, Ernesto Jacob. Complexidade da avaliação - avaliação na complexidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 45–60, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v2i2.224. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/224. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios