As Tecnologias Midiáticas e Digitais de Informação e Comunicação (TMDICs) e a Educação Contemporânea

Autores

  • Leandro Petarnella Universidade Nove de Julho
  • Maria Lucia de Amorim Soares USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.2241

Palavras-chave:

Cabeças Digitais, Cotidiano Escolar, Educação, Novas Tecnologias TMDICs.

Resumo

Este trabalho investiga a metamorfose que ora ocorre no cotidiano escolar. Partindo de uma reflexão sobre a contemporaneidade, utiliza-se dos mitos de Prometeu e Fausto para desvelar como as novas tecnologias transformam o homem-máquina – que domina as técnicas de produção, em homem-informação – sujeito obcecado e dominado pelas referidas tecnologias. Para tanto, utiliza-se dos trabalhos de Sibilia (2002), Kenski (2007) e Freitas (2004), como referenciais teóricos, para concluir que está em curso a emergência de um novo sujeito: o Cabeça Digital. Pondera ainda que, por conseqüência desta emergência, exige-se da escola a incorporação de uma cultura implicada nas TMDICs, que pode ser desvelada através da inscrição rizomática de uma inteligência coletiva nos aparelhos e no redimensionamento das atitudes e dos saberes por parte dos membros da escola como sua própria condição existencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Petarnella, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Leandro Petarnella é Licenciado em Matemática e Bacharel em Ciências Contábeis. Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Gerenciais da Universidade Nove de Julho - Uninove.

Downloads

Publicado

24.11.2010

Como Citar

PETARNELLA, Leandro; DE AMORIM SOARES, Maria Lucia. As Tecnologias Midiáticas e Digitais de Informação e Comunicação (TMDICs) e a Educação Contemporânea. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 181–194, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v12i1.2241. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2241. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos