A formação de sentidos subjetivos potencializadores da amorosidade no espaço educacional

Autores

  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2381

Palavras-chave:

Educação. Transdisciplinaridade. Amorosidade. Formação de professores.

Resumo

Vivemos tempos em que os sujeitos começam a se reconhecer como seres paradoxais, em processo de recriação constante. O entendimento de que tudo se liga a tudo, reciprocamente, numa rede relacional e interdependente, tem promovido o entendimento de que o indivíduo é um ser autônomo, mas ao mesmo tempo dependente amorosamente do outro, numa circularidade que o singulariza e distingue simultaneamente. A tecitura de um sujeito nesta perspectiva envolve articular diferentes fios de um processo de humanização que procura equacionar a fragmentação entre razão e emoção, com o objetivo de formar um ser integral portador de novos sentidos subjetivos. Isso passa por um estado de aprendizagens intensificadamente cooperativo, solidário e amoroso. Como ressalva Morin (2002), é necessário desenvolver uma consciência amorosa pensada como parte importante de uma consciência, capaz de ajudar os sujeitos à auto-organizaremse, transformando-se continuamente, estimulando-se a formação de sentidos subjetivos capazes de potencializar a amorosidade no espaço educacional. Essa maneira de conceber o sujeito, concretiza a visão de complexidade defendida por Morin (2001), pois considera as articulações, as interconexões, as ligações, que materializam aquilo que é tecido junto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Solange M. O. Magalhães, Doutora em Educação, psicóloga, professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

29.06.2012

Como Citar

OLIVEIRA MAGALHÃES, Solange Martins. A formação de sentidos subjetivos potencializadores da amorosidade no espaço educacional. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 145–162, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.2381. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2381. Acesso em: 19 abr. 2024.