A atuação de pedagogos(as) no legislativo – parlamento jovem: práticas e saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25898

Palavras-chave:

Educação não escolar, trabalho pedagógico, parlamento jovem

Resumo

A atuação de pedagogos(as) em áreas da educação não escolar (ENE) tem ampliado a visão dos grandes centros de pesquisa a respeito dos processos formativos, dos saberes e das práticas realizadas pelo(a) profissional da área. O trabalho pedagógico realizado no legislativo é um exemplo disso: dentre as possibilidades, há o programa Parlamento Jovem (PJ), que tem como objetivo promover a participação política e a educação cívica de jovens. O presente trabalho objetiva compreender a atuação do(a) pedagogo(a) no legislativo. Nesse sentido, este estudo apresenta um recorte teórico, bibliográfico e documental com o enfoque das teorias pós-críticas das pesquisas em educação sobre o trabalho pedagógico. As ações educativas desenvolvidas no legislativo oferecem perspectivas importantes, como a formação cívica e política dos jovens, seu empoderamento e o diálogo intergeracional. Este trabalho apresenta também um recorte da pesquisa de mestrado em educação, cursado em uma universidade pública sul-mato-grossense. Ainda, atenta-se para dialogar sobre os desafios enfrentados para garantir o engajamento contínuo dos(as) jovens, a representatividade efetiva e a continuidade e apoio institucional. Apesar desses desafios, a atuação junto ao PJ pode ser promissora para fortalecer a democracia e formar futuras lideranças políticas, conscientes e engajadas.

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Biografia do Autor

Eliza Tomazia Freitas Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação

Fernando Guimarães Oliveira da Silva , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor do programa de pós-graduação em educação e do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, unidade de Paranaíba). Doutorado em educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordena o Núcleo de estudos e pesquisa em educação antirracista, em direitos humanos e em diversidades (NEPEA).

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Publicado

09.09.2024

Como Citar

SOUZA, Eliza Tomazia Freitas; SILVA , Fernando Guimarães Oliveira da. A atuação de pedagogos(as) no legislativo – parlamento jovem: práticas e saberes. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e25898, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.25898. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25898. Acesso em: 27 set. 2024.