A laicidade na Educação a partir da polêmica teológica entre Erasmo e Lutero

Autores

  • Evaldo Luis Pauly Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n26.2593

Palavras-chave:

Lutero, Erasmo, “livre-arbítrio”, “servo-arbítrio”, formação moral, laicismo.

Resumo

O artigo identifica possíveis mediações pedagógicas resultantes da discussão entre Lutero e Erasmo acerca das respectivas teses do “servo-arbítrio” e do “livre-arbítrio”. Aponta para a relevância pedagógica do confronto entre suas divergências antropológicas no contexto da política educacional do recente Estado democrático de direito no Brasil. Assim será possível fundamentar a tese de que o dever de educar é atribuição exclusiva do Estado, não mais da Igreja ou da família; por óbvio, é direito das igrejas e das famílias receberem do Estado a educação básica obrigatória. Tenta demonstrar que essa definição do dever e do direito de educar contraria algumas arraigadas convicções do senso comum do Magistério e da legislação educacional brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evaldo Luis Pauly, Centro Universitário La Salle

Possui mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). É professor e coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estatuto da Criança e do Adolescente, juventude, políticas públicas, medidas sócio-educativas, violência, universalização da Educação Básica e formação moral.

Downloads

Publicado

17.05.2012

Como Citar

PAULY, Evaldo Luis. A laicidade na Educação a partir da polêmica teológica entre Erasmo e Lutero. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 26, p. 107–122, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n26.2593. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2593. Acesso em: 16 abr. 2024.