Linguagem teatral como recurso de leitura na formação de professores do curso de educação do campo da UFMS
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.26802Palavras-chave:
formação de professores, linguagem teatral, educação do campoResumo
O objetivo do texto é demostrar que o teatro pode contribuir, por meio da obra “Manifesto do Partido Comunista”, de Marx e Engels (1986), para o desenvolvimento da leitura dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Trata-se de um relato de experiência desenvolvido na disciplina Linguagem Teatral. Para tal, realizamos uma revisão da literatura de autores marxistas que estudam a referida obra para apontar possíveis lacunas e evidências que leve o leitor a refletir sobre a possibilidade de utilizar o teatro para aprimorar a leitura das obras clássicas. Na perspectiva do teatro, cabe ressaltar que analisamos autores que pesquisam a respeito do “Teatro do Oprimido”, desenvolvido por Augusto Boal. O Curso de Licenciatura em Educação do Campo possui uma matriz curricular que visa ao atendimento de questões pedagógicas específicas e essenciais à formação dos professores para atuarem em escolas do campo das águas e das florestas. Nessa licenciatura, o acadêmico se aproxima das culturas, dos saberes e dos conhecimentos camponeses, alinhados aos fundamentos históricos, filosóficos, políticos e sociológicos. A socialização e o estímulo à leitura das obras que defendem o trabalhador são primordiais para ampliar o número de indivíduos conscientes de seu papel social. Toda forma de expressão contra-hegemônica precisa de ampla divulgação para fortalecer a luta contra o domínio do capital.
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