Alfabetização e planejamento docente no ciclo alfabetizador: o que dizem as pesquisas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.26806

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, planejamento e prática pedagógica, livro didático, professor alfabetizador

Resumo

Este artigo objetiva apresentar reflexões a respeito do modo como é realizado o planejamento docente no processo de alfabetização em instituições públicas brasileiras. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa de revisão integrativa, tendo como foco mapear as produções científicas existentes acerca do modo como é desenvolvido o planejamento no ciclo alfabetizador. A pesquisa foi realizada na plataforma SciELO e no Banco de teses e dissertações da CAPES, no mês de abril de 2024. Selecionadas as produções e realizada a imersão nos dados, foram definidos os seguintes eixos/categorias de análise: concepções de alfabetização que norteiam o trabalho do professor alfabetizador; reflexões acerca do planejamento docente: aproximações teórico-práticas; e organização do trabalho pedagógico ou cumprimento de tarefas? Os resultados evidenciam que as concepções de ensino que norteiam o trabalho pedagógico do professor alfabetizador ainda estão articuladas a metodologias de ensino mecanizadas, desvinculadas do contexto social das crianças e sem vida. Pontuam que o livro didático continua sendo um dos recursos mais utilizados, senão o único, na elaboração do planejamento; sinalizam um movimento que vem ganhando força no Brasil, o sistema apostilado, o qual vem ceifando a autonomia docente, o ato de planejar e, consequentemente, o fazer docente.

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Biografia do Autor

Maria Sirlene Pereira Schlickmann, Universidade do Sul de Santa Catarina – UniSul, Tubarão, Santa Catarina, Brasil

Doutora em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especialista em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas educacionais, História, Alfabetização e Letramento (GEPPHALE/CNPq). Atualmente é docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Neide Braz Agostinho, Prefeitura Municipal de Jaguaruna, Santa Catarina - PMJ/SC, Jaguaruna, Santa Catarina, Brasil

Professora da Rede Pública Municipal de Educação de Jaguaruna- SC. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Séries Iniciais com Ênfase em Psicopedagogia.  Mestranda em Educação.

Marisângela Nandi Veronez, Universidade do Sul de Santa Catarina – UniSul, Tubarão, Santa Catarina, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL, 2025), com Mestrado na mesma instituição (2020). Possui especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2013), bem como pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE, 2012) e em Psicopedagogia com ênfase em Processos Interdisciplinares pela UNISUL (2011). É licenciada em Pedagogia, com habilitação para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil (2004). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Alfabetização e Letramento na Educação Básica (GEPPALE), desenvolvendo investigações voltadas às práticas pedagógicas, políticas educacionais e processos de ensino-aprendizagem no contexto da alfabetização. Com 23 anos de experiência na docência, dedica-se atualmente à função de Assistente Técnico-Pedagógica na Coordenadoria Regional de Educação de Braço do Norte/SC, atuando no Setor de Ensino.

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Publicado

03.07.2025

Como Citar

SCHLICKMANN, Maria Sirlene Pereira; AGOSTINHO, Neide Braz; VERONEZ, Marisângela Nandi. Alfabetização e planejamento docente no ciclo alfabetizador: o que dizem as pesquisas?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 74, p. e26806, 2025. DOI: 10.5585/2025.26806. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26806. Acesso em: 15 jul. 2025.

Edição

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