Alfabetização e planejamento docente no ciclo alfabetizador: o que dizem as pesquisas?
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.26806Palavras-chave:
alfabetização, letramento, planejamento e prática pedagógica, livro didático, professor alfabetizadorResumo
Este artigo objetiva apresentar reflexões a respeito do modo como é realizado o planejamento docente no processo de alfabetização em instituições públicas brasileiras. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa de revisão integrativa, tendo como foco mapear as produções científicas existentes acerca do modo como é desenvolvido o planejamento no ciclo alfabetizador. A pesquisa foi realizada na plataforma SciELO e no Banco de teses e dissertações da CAPES, no mês de abril de 2024. Selecionadas as produções e realizada a imersão nos dados, foram definidos os seguintes eixos/categorias de análise: concepções de alfabetização que norteiam o trabalho do professor alfabetizador; reflexões acerca do planejamento docente: aproximações teórico-práticas; e organização do trabalho pedagógico ou cumprimento de tarefas? Os resultados evidenciam que as concepções de ensino que norteiam o trabalho pedagógico do professor alfabetizador ainda estão articuladas a metodologias de ensino mecanizadas, desvinculadas do contexto social das crianças e sem vida. Pontuam que o livro didático continua sendo um dos recursos mais utilizados, senão o único, na elaboração do planejamento; sinalizam um movimento que vem ganhando força no Brasil, o sistema apostilado, o qual vem ceifando a autonomia docente, o ato de planejar e, consequentemente, o fazer docente.
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