Humanização: aproximações conceituais entre Freire e Ciampa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2026.26835

Palavras-chave:

Freire, Ciampa, humanização, Libertação, Metamorfose-Emancipação

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as aproximações possíveis entre as categorias fundantes do pensamento de Freire e de Ciampa sobre a humanização, partindo da identificação das obras de referência de cada autor para descrever as categorias fundantes de seus pensamentos. Interessa-nos a produção de uma análise que favoreça a tessitura de aproximações conceituais dessas categorias. Trata-se, portanto, de um estudo de revisão bibliográfica que analisou quatro obras freireanas: Pedagogia do Oprimido (2005), Pedagogia da Autonomia (2020), Pedagogia da Indignação (2019) e Pedagogia dos Sonhos Possíveis (2001), assim como da obra de referência de Ciampa, intitulada A Estória do Severino e a História da Severina (2005) e de outros artigos e textos que compõem obras colaborativas (1997, 1999, 2002, 2003). Ao final deste estudo, pode-se concluir que há aproximações possíveis entre as categoriais de Freire e Ciampa; ambos adotam as mesmas categorias para fundamentar seus estudos humanizadores, tais como, humanização, movimento e transformação, autonomia e sonho, dentre outras. Por outro lado, para outras categorias consideradas humanizadoras, as aproximações só foram possíveis após uma análise mais minuciosa, como no caso da Libertação (Freire) e Metamorfose-Emancipação (Ciampa), Práxis (Freire) e Ação Política (Ciampa), Consciência (Freire) e Consciência-de-si (Ciampa), Diálogo e Autorreconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herminio Tavares Sousa dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Campus Belém, Belém, Pará, Brasil

Doutor em Educação pela UEPA. Mestre em Educação pela UEPA. Bacharel em Letras/LIBRAS pela UFSC/UEPA e Pedagogo com habilitação em Educação Especial pela UEPA. Professor de LIBRAS do Instituto Federal do Pará – Belém.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Belém, Pará, Brasil

Pós-doutora em educação na PUC-RJ. Doutora em Educação pela PUC-SP. Doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Mestre em Educação Popular pela UFPB. Graduada em Filosofia pela UFPA. Docente do PPGED e Professora Titular da Universidade do Estado do Pará. Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e Educação Inclusiva, e ações educacionais com infância, crianças e com jovens e adultos.

Referências

ALMEIDA, J.A.M. Identidade e Emancipação. Psicologia & Sociedade. Vol. 29. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29170998. Acesso em: 06 jan. 2024.

CIAMPA, A. C. Identidade. In: LANE, S.; CODO, W. (org.). Psicologia Social: O homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 58-77.

CIAMPA, A. C. A História do Severino e a Estória da Severina. São Paulo: Brasiliense, 2005.

CIAMPA, A. C. A Identidade social como metamorfose humana em busca de emancipação: articulando pensamento histórico e pensamento utópico. In: XXIX ENCONTRO DA SOCIEDADE INTERAMERICANA DE PSICOLOGIA – SIP, 2003, Lima, Peru. Anais. Lima, Peru: Sociedade Interamericana de Psicologia – SIP, 2003. (mimeo).

CIAMPA, A. C. Políticas de Identidade e Identidades Políticas. In: DUNKER, C.I.L.; PASSOS, M.C. (org.). Uma Psicologia que se interroga: Ensaios. São Paulo: EDICON, 2002. p. 133-144.

CIAMPA, A. C. Identidade: um paradigma para a Psicologia Social? In: XI ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL – ABRAPSO, 1999, Florianópolis. Anais. Florianópolis: Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO, 1999. (mimeo).

CIAMPA, A. C. As metamorfoses da ‘Metamorfose Humana’: uma utopia emancipatória ainda é possível hoje? In: XXVI CONGRESSO INTERAMERICANO DA SOCIEDADE INTERAMERICANA DE PSICOLOGIA – SIP; SIMPÓSIO METAMORFOSES DA IDENTIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, 1997, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: Sociedade Interamericana de Psicologia – SIP, 1997. (mimeo)

DUSSEL, Enrique. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão. 4. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 4. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 4. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2020.

LANE, S.; CODO, W. (Org.). Psicologia Social: O homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2012.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Paulo Freire: Gênese da educação intercultural no Brasil. Curitiba: CRV, 2015.

SANTOS, Hermínio Tavares Sousa dos. Identidade como metamorfose na educação de surdos em Belém. 2011. 253f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará, 2011.

Downloads

Publicado

27.01.2026

Como Citar

SANTOS, Herminio Tavares Sousa dos; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Humanização: aproximações conceituais entre Freire e Ciampa. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 76, p. e26835, 2026. DOI: 10.5585/2026.26835. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26835. Acesso em: 8 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 78
  • pdf 57