O discurso da normatização na base nacional comum curricular e o reflexo na formação do professor no contexto das tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.27146Palavras-chave:
competência, tecnologia digitais, ethos de autoridade, limita a práxisResumo
Neste texto considera-se a “fala” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) quanto à sua formalização e o contexto da cultura digital para o docente. Se constitui de caráter centralizador nela própria e desconsidera a formação do professor para atualizar e desenvolver conhecimentos no contexto das tecnologias digitais. O objetivo deste estudo é identificar a materialidade discursiva existente na Base, para desenvolver a competência do docente no planejamento e utilização, em sua própria práxis, dos recursos das Tecnologias Digitais. Como metodologia, definiu-se um corpus com recortes no texto da BNCC sobre sua homologação, competência e cultura digital e seus desdobramentos. A metodologia e análise utilizou-se do respaldo da Análise de Discurso, buscando uma completude na memória histórica do objeto de estudo. Foi considerado que a Base, em um contexto histórico, se apresenta constituída de um ethos de autoridade, contudo, não compõe na sua manifestação linguística e nos seus desdobramentos normativos, a competência para tratar a cultura digital na sua formação inicial ou continuada do professor. Mas, tem em seu “entremeio”, padrões que delimitam e limitam a práxis docente.
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