O discurso da normatização na base nacional comum curricular e o reflexo na formação do professor no contexto das tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.27146

Palavras-chave:

competência, tecnologia digitais, ethos de autoridade, limita a práxis

Resumo

Neste texto considera-se a “fala” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) quanto à sua formalização e o contexto da cultura digital para o docente. Se constitui de caráter centralizador nela própria e desconsidera a formação do professor para atualizar e desenvolver conhecimentos no contexto das tecnologias digitais. O objetivo deste estudo é identificar a materialidade discursiva existente na Base, para desenvolver a competência do docente no planejamento e utilização, em sua própria práxis, dos recursos das Tecnologias Digitais. Como metodologia, definiu-se um corpus com recortes no texto da BNCC sobre sua homologação, competência e cultura digital e seus desdobramentos. A metodologia e análise utilizou-se do respaldo da Análise de Discurso, buscando uma completude na memória histórica do objeto de estudo. Foi considerado que a Base, em um contexto histórico, se apresenta constituída de um ethos de autoridade, contudo, não compõe na sua manifestação linguística e nos seus desdobramentos normativos, a competência para tratar a cultura digital na sua formação inicial ou continuada do professor. Mas, tem em seu “entremeio”, padrões que delimitam e limitam a práxis docente.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Gomes Teixeira da Silva, State University of Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Bacharelado em Informática (Análise Sistema) pela Universidade Estácio de Sá (2007), Tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Federal Fluminense (2014), Mestrado em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2019) e Doutorado em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2025). Desenvolveu pesquisa de tese sobre letramento digital para professor da educação básica no contexto inclusivo e abordagem das habilidades de Ciências Naturais da BNCC.

Sergio Luis Cardoso, State University of Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Bacharel em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ (1986-1990), Doutor em Ciências na área Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991-1995) - (doutorado sanduiche) no Center for the Earlier Events in Photosynthesis no Arizona State University, Arizona, EUA (1993-1994). Professor Associado I do Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em Campos dos Goytacazes, RJ (02/1997). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (31033016013P0).

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Publicado

03.07.2025

Como Citar

SILVA, Marco Antonio Gomes Teixeira da; CARDOSO, Sergio Luis. O discurso da normatização na base nacional comum curricular e o reflexo na formação do professor no contexto das tecnologias digitais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 74, p. e27146, 2025. DOI: 10.5585/2025.27146. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27146. Acesso em: 11 jul. 2025.

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