O caráter formativo da obra La Razon de Mi Vida de Eva Perón (1919-1952)
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.27692Palavras-chave:
educação, história da educação, Argentina, Eva Perón, peronismoResumo
Analisamos o caráter formativo da obra La razón de mi vida, de Eva Perón (1919-1952), publicado em Buenos Aires, em 1951. O aspecto metodológico da pesquisa se pautou pelos referencias da História da Educação. O texto aborda a atuação política de Eva Perón e a ascensão de seu marido, Juan Domingo Perón (1895-1974, presidente da Argentina de 1946 a 1955 e novamente entre 1973 e 1974), na política nacional. O período foi assinalado pela reorganização política dos argentinos diante de décadas de crise advindas da Crise de 1929. Ao responder aos anseios da população, Juan Domingo Perón se consolidou como uma figura de destaque ao dialogar com o movimento sindical e por sedimentar um forte discurso nacionalista. E, nesse cenário, Eva Perón se destacou por atuar como ponte de diálogo entre o presidente e a população. Além disso, teve uma importante atuação na conquista do direito feminino ao voto, na defesa da justiça social e na fortificação das políticas sociais. Sua autobiografia, La razón de mi vida, contribuiu para a disseminação dos valores do peronismo e possui um forte caráter formativo, uma vez que sua linguagem é acessível. A obra foi divulgada nas escolas argentinas como propaganda política. É possível afirmar que o livro é uma importante fonte de estudos para o campo da História da Educação, pois possibilita analisar de forma mais ampla as estratégias de divulgação e formação de quadros do peronismo em meados do século XX.
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