O ensino e o aprendizado da língua inglesa para imigrantes no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.27718Palavras-chave:
diversidade, imigrantes, inclusão, interculturalidade, Língua InglesaResumo
Este artigo tem como temática o ensino e o aprendizado da Língua Inglesa para imigrantes no Brasil. Para isso, definiu-se os seguintes objetivos: Observar como a diversidade e a interculturalidade são abordadas no ambiente escolar; Identificar como a pluralidade de línguas e culturas estão presente nas aulas de Língua Inglesa; Analisar o ensino e o aprendizado da Língua Inglesa para imigrantes no Brasil, a partir da perspectiva de um professor e estudante. A revisão bibliográfica ocorreu com base em leituras e seleção de produções sobre a temática na base de dados SciELO e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com a participação no componente curricular Educação, Diversidade e Inclusão, do PPGE da Unochapecó e no grupo de pesquisa SULEAR . Como metodologia, utilizou-se a pesquisa de campo para a coleta de dados em uma escola de inglês no Oeste de Santa Catarina, a partir do método do estudo de caso. Como resultados, percebe-se que diferentes línguas e culturas podem estar presentes nas aulas de Língua Inglesa. Observa-se que o aprendizado da Língua Inglesa pode ocorrer com maior facilidade para imigrantes venezuelanos no Brasil. O ensino e o aprendizado devem ser construídos colaborativamente, com valorização multilíngue e multicultural.
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