O ensino e o aprendizado da língua inglesa para imigrantes no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.27718

Palavras-chave:

diversidade, imigrantes, inclusão, interculturalidade, Língua Inglesa

Resumo

Este artigo tem como temática o ensino e o aprendizado da Língua Inglesa para imigrantes no Brasil. Para isso, definiu-se os seguintes objetivos: Observar como a diversidade e a interculturalidade são abordadas no ambiente escolar; Identificar como a pluralidade de línguas e culturas estão presente nas aulas de Língua Inglesa; Analisar o ensino e o aprendizado da Língua Inglesa para imigrantes no Brasil, a partir da perspectiva de um professor e estudante. A revisão bibliográfica ocorreu com base em leituras e seleção de produções sobre a temática na base de dados SciELO e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com a participação no componente curricular Educação, Diversidade e Inclusão, do PPGE da Unochapecó e no grupo de pesquisa SULEAR . Como metodologia, utilizou-se a pesquisa de campo para a coleta de dados em uma escola de inglês no Oeste de Santa Catarina, a partir do método do estudo de caso. Como resultados, percebe-se que diferentes línguas e culturas podem estar presentes nas aulas de Língua Inglesa. Observa-se que o aprendizado da Língua Inglesa pode ocorrer com maior facilidade para imigrantes venezuelanos no Brasil. O ensino e o aprendizado devem ser construídos colaborativamente, com valorização multilíngue e multicultural.

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Biografia do Autor

Andrei Zandoná Bollis, Community University of Chapecó Region - Unochapecó, Seara, Santa Catarina, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó (2025). Especialista no Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2020). Graduação em Letras - Português e Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó (2018). Professor de Inglês na escola Lifelike Idiomas desde 2018. Membro do grupo de pesquisa SULEAR da Unochapecó. Integrante da equipe editorial da Revista Pedagógica da Unochapecó. Temas de atuação e interesse: Letras: Línguistica e Língua Inglesa; Educação; Interculturalidade; Inclusão e Imigração.

Leonel Piovezana, Community University of Chapecó Region - Unochapecó, Seara, Santa Catarina, Brasil

Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Salamanca - Espanha. Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC, 2010) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000). Graduação em História e Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984), especialização em História e Geografia pela UFSC. Professor titular da Universidade Comunitária da região de Chapecó do Programas de Mestrado em Educação da Unochapecó. Experiência na área de História e Geografia, com ênfase em Teoria do Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, espaço social, plano diretor municipal, meio ambiente, educação escolar indígena, educação superior indígena, cultura e Monitoramento das interferências sobre as populações indígenas da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul e PDI - Plano de desenvolvimento Institucional.

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Publicado

03.07.2025

Como Citar

BOLLIS, Andrei Zandoná; PIOVEZANA, Leonel. O ensino e o aprendizado da língua inglesa para imigrantes no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 74, p. e27718, 2025. DOI: 10.5585/2025.27718. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27718. Acesso em: 15 jul. 2025.

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