Estágio remunerado: o programa “Aprender sem Limites”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.27767

Palavras-chave:

educação especial, estágio, formação inicial

Resumo

O programa “Aprender sem Limites” foi criado pela Rede Municipal de Ensino de São Paulo, em 2016. Nele, como nas demais etapas na educação, cabe ao estagiário auxiliar o professor regente no planejamento e na realização das atividades em sala de aula e demais espaços escolares. O estudo desenvolvido traçou como objetivo geral compreender aspectos pertinentes à atuação dos estudantes estagiários de graduação em Pedagogia do Programa “Aprender sem Limites. Para tal, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva. Foi aplicado um questionário, efetivado pela plataforma Google Forms, a um total de 117 estagiários. Os resultados indicaram: a) que a maioria dos estudantes-estagiários cursou disciplina relativa à Educação Especial, com ênfase em Libras; b) as motivações principais para participar do programa de estágio são a experiência profissional, a aprendizagem e a bolsa-salário; c) os participantes atuaram em maior número no estágio da Educação Infantil; d) o acompanhamento foi realizado pela supervisão de orientação pedagógica e, a maioria respondeu que não houve outros encontros formativos que previam reuniões mensais; d) Sobre os aspectos a serem melhorados na atuação, os estagiários apontaram: espaço físico, material pedagógico, formação inicial e continuada.

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Biografia do Autor

Karina Leite Rentz, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com ênfase nas práticas inclusivas e políticas educacionais voltadas ao atendimento de estudantes da educação especial. Atualmente, exerce a função de Coordenadora do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) na rede municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, onde atua na implementação de ações formativas e estratégias de apoio à inclusão escolar. Possui experiência em formação de professores e acompanhamento pedagógico de práticas voltadas à garantia do direito à educação para todos. E-mail: karina.rentz@estudante.ufscar.br | ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1417-7611

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Associada III no Departamento de Psicologia da UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades ou superdotação, dupla excepcionalidade e atendimento educacional especializado. Coordena o Laboratório de Pesquisa de Altas Habilidades (LAPAH) e lidera o Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH/UFSCar). É vice-líder do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento das Altas Capacidades (GRUPAC/IFBA), membro da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluación en Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA), da Comissão Científica do Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão (GIEI/UNIRIO) e do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD).
E-mail: rose.rangani@ufscar.br | ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8752-9745

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Publicado

03.07.2025

Como Citar

RENTZ, Karina Leite; RANGNI, Rosemeire de Araújo. Estágio remunerado: o programa “Aprender sem Limites”. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 74, p. e27767, 2025. DOI: 10.5585/2025.27767. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27767. Acesso em: 11 jul. 2025.

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