Estágio remunerado: o programa “Aprender sem Limites”
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.27767Palavras-chave:
educação especial, estágio, formação inicialResumo
O programa “Aprender sem Limites” foi criado pela Rede Municipal de Ensino de São Paulo, em 2016. Nele, como nas demais etapas na educação, cabe ao estagiário auxiliar o professor regente no planejamento e na realização das atividades em sala de aula e demais espaços escolares. O estudo desenvolvido traçou como objetivo geral compreender aspectos pertinentes à atuação dos estudantes estagiários de graduação em Pedagogia do Programa “Aprender sem Limites. Para tal, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva. Foi aplicado um questionário, efetivado pela plataforma Google Forms, a um total de 117 estagiários. Os resultados indicaram: a) que a maioria dos estudantes-estagiários cursou disciplina relativa à Educação Especial, com ênfase em Libras; b) as motivações principais para participar do programa de estágio são a experiência profissional, a aprendizagem e a bolsa-salário; c) os participantes atuaram em maior número no estágio da Educação Infantil; d) o acompanhamento foi realizado pela supervisão de orientação pedagógica e, a maioria respondeu que não houve outros encontros formativos que previam reuniões mensais; d) Sobre os aspectos a serem melhorados na atuação, os estagiários apontaram: espaço físico, material pedagógico, formação inicial e continuada.
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