Reformas educacionais e formação socioemocional - Novas interfaces curriculares diante das remodelações neoliberais
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.27816Palavras-chave:
competências socioemocionais, currículo escolar, políticas públicas em educação, reformas educacionaisResumo
As novas interfaces curriculares propostas nos contextos dos diferentes países pelas consecutivas reformas educacionais denotam as remodelações neoliberais vigentes na contemporaneidade. Neste estudo, essas questões são discutidas a partir da ênfase que, nas políticas contemporâneas, as competências socioemocionais têm obtido, denotando novas formas de conceber a formação paralelamente à captura das subjetividades empreendida pelo capitalismo em sua forma atual. Elaborado por meio de uma pesquisa bibliográfica, este estudo objetiva discutir a incorporação das competências socioemocionais pelas reformas curriculares contemporâneas, em um cenário no qual os atos de consumo têm sido mobilizados pelos afetos e pelos desejos dos sujeitos - em um capitalismo que se constitui como afetivo e baseado em uma economia libidinal e de experiência. Duas seções encadeiam a argumentação, com a primeira problematizando a inserção das competências socioemocionais nos currículos brasileiros e abordando os movimentos que consolidaram essa interface na formação discente até sua efetivação mediante a Base Nacional Comum Curricular; e com a segunda questionando o cenário que acolhe essas percepções, discutindo a contemporaneidade capitalista e seus reposicionamentos a partir da apropriação das subjetividades pelo mercado - o que explica as expectativas do contexto laboral com uma formação que inclua o gerenciamento das emoções dos estudantes.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 ago. 2024.
CABANAS, Edgar; ILLOUZ, Eva. Happycracia - Fabricando cidadãos felizes. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
CEZAR, Adieliton Tavares; VASCONCELOS, Helena Pinheiro Jucá. Diferenciando sensações, sentimentos e emoções: uma articulação com a abordagem gestáltica. IGT rede. Rio de Janeiro, vol. 13, n. 24, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262016000100002#n* . Acesso em: 18 jul. 2024.
COLLET, Jordi; GRINBERG, Silvia. La educación managerial y sus fugas: entre la individualización y lo común. In: COLLET, Jordi; GRINBERG, Silvia (org.). Hacia una escuela para lo común. Madrid: Morata, 2021. p. 13-30.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. Disponível em: https://www.afoiceeomartelo.com.br/posfsa/autores/Dardot,%20Pierre/A%20nova%20razao%20do%20mundo%20-%20Dardot,%20Pierre.pdf. Acesso em: 02 jul. 2024.
DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle (1990). In: DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.
FÉRRIZ, Ramón González. Todo el mundo quiere darte consejos: bienvenido al capitalismo 'coaching'. El confidencial, Madrid, 02 de jul. de 2024. Disponível em: https://blogs.elconfidencial.com/cultura/el-erizo-y-el-zorro/2024-07-02/consejos-capitalismo-coaching_3914506/. Acesso em: 26 jul. 2024.
ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
ILLOUZ, Eva. Introducción: emodities o la invención de los commodities emocionales. IN: ILLOUZ, Eva (comp.). Capitalismo, consumo y autenticidad - Las emociones como mercancía. Buenos Aires: D Katz Editores, 2019. p. 7-41.
INSTITUTO AYRTON SENNA - IAS. Estudo especial sobre alfabetismo e competências socioemocionais na população adulta brasileira, 2016. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/app/uploads/2022/10/INAF-Relatorio.pdf . Acesso em: 02 fev. 2024.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004. Disponível em: https://hiperarteblog.files.wordpress.com/2016/02/lipovetsky-gilles-os-tempos-hipermodernos.pdf. Acesso em: 02 jul. 2024.
LEMOS, Guilherme Augusto Rezende; MACEDO, Elizabeth. A incalibrável competência socioemocional. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, p. 57-73, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24582 . Acesso em: 1 ago. 2024.
MARÍN-DÍAZ, Dora. Autoajuda, educação e práticas de si: Genealogia de uma antropotécnica. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
MOLL, Jaqueline; BARCELOS, Renata Gerhardt de. Educação integral como horizonte pedagógico e político. Retratos da Escola, Brasília, v. 15, n. 33, p. 787-791, 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1457 . Acesso em: 04 fev. 2024.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Referencial curricular para o ensino médio do Paraná – volume 1. Curitiba: SEED/PR, 2021.
Plano de carreira baseado em competências ganha destaque na estratégia corporativa. Revista Exame, São Paulo, 7 de fev. de 2024. Disponível em: https://exame.com/carreira/plano-de-carreira-baseado-em-competencias-ganha-destaque-na-estrategia-corporativa/ . Acesso em: 24 jul. 2024.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular Gaúcho: Ensino Médio. Porto Alegre: SEDUC, 2021. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202111/24135335-referencial-curricular-gaucho-em.pdf . Acesso em: 28 jul. 2024.
SANTA CATARINA. Secretaria de Educação. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense: Caderno 1 - Disposições Gerais. Florianópolis: SED, 2020. Disponível em: https://www.cee.sc.gov.br/index.php/downloads/documentos-diversos/curriculo-base-do-territorio-catarinense/2069-curriculo-base-do-territorio-catarinense-do-ensino-medio-caderno-1/file . Acesso em: 25 abr. 2024.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos. Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo.Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
SANTOS, Daniel; PRIMI, Ricardo. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2014. Disponível em https://institutoayrtonsenna.org.br/app/uploads/2022/11/desenvolvimento-socioemocional-e-aprendizado-escolar.pdf . Acesso em: 02 ago. 2024.
SAURA, Geo; CANCELA, Ekaitz; PARCERISA, Lluís. Privatización educativa digital. Profesorado - Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Granada, v. 27, n. 1, p. 11-37, mar. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.30827/profesorado.v27i1.27019 . Acesso em: 09 jul. 2024.
SCHERER, Klaus. What are emotions? And how can they be measured? Social Science Information, v. 44, n. 4, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0539018405058216 . Acesso em: 20 jun. 2024.
SILVA, Maria Abadia. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000200005 . Acesso em: 02 ago. 2024.
SILVA, Márcio Magalhães da. A formação de competências socioemocionais como estratégia para captura da subjetividade da classe trabalhadora. 2018. 169 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_dfa8dca0a018c83e9a1f4052a9309e3b . Acesso em: 02 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renata Cecilia Estormovski

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 37
- pdf 33