O empreendedor de si nas políticas de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.27989Palavras-chave:
discurso, formação de professores, políticas educacionaisResumo
Este trabalho é parte do conjunto de estudos e reflexões de uma pesquisa de Doutorado em Educação defendida em 2024, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A investigação, em termos gerais, realizou uma análise político-discursiva acerca da formação docente de professores, materializada em documentos oficiais. Entre eles, a análise enfatizou: (1) as Diretrizes Curriculares Nacionais de formação inicial de professores (Brasil, 2020a), e (2) as Diretrizes Curriculares Nacionais de formação continuada de professores (Brasil, 2020b). Este artigo objetiva compreender a subjetivação de professores, apregoada nos documentos de formação docente, tendo em vista o empreendedorismo de si. Para isso, recorre-se a conceitos teórico-analíticos da análise de políticas de Ball e colaboradores (1993; 2016; 2020) e de conceitos de análise do discurso foucaultianas (2008a; 2008b; 2008c; 2008d; 2014). Para discutir a noção de empreendedorismo de si, são exploradas reflexões de Han (2023). Como considerações finais, destaca-se que esse imperativo – o empreendedor de si – foi sendo deslocado do campo discursivo do mundo empresarial/do trabalho para o documento normativo da formação de professores em afirmações sobre a necessidade de uma formação comum de docentes competentes.
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