Interocepção e ansiedade: análise da cena de “Divertidamente 2” e implicações para o ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.28292

Palavras-chave:

ansiedade, desempenho escolar, interocepção, mindfulness, regulação emocional

Resumo

Este artigo é uma revisão de literatura que investiga a relação entre interocepção e ansiedade no contexto educacional, utilizando como base uma análise qualitativa detalhada de uma cena específica do filme "Divertidamente 2". A interocepção, entendida como a capacidade de perceber e interpretar adequadamente os sinais internos do corpo, desempenha papel fundamental na autorregulação emocional. A cena analisada evidencia claramente como episódios de ansiedade podem afetar negativamente essa percepção, prejudicando a habilidade do estudante em reconhecer e regular suas próprias emoções, interferindo diretamente no desempenho acadêmico e nas relações sociais em sala de aula. Além disso, o estudo explora práticas pedagógicas específicas que professores podem implementar, como mindfulness, técnicas de autoconsciência corporal e atividades de reflexão emocional, visando auxiliar os estudantes na gestão de suas emoções e no aumento da percepção interoceptiva. Conclui-se que a inserção sistemática dessas estratégias no ambiente escolar pode não apenas reduzir significativamente os níveis de ansiedade, mas também melhorar o desempenho acadêmico e promover interações sociais mais saudáveis entre os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susan Victória Scarpelli, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPE/UEM, Ciências Humanas, Letras e Artes, Maringá, Paraná, Brasil

Susan Scarpelli é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade do Sagrado Coração (USC) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua como terapeuta ocupacional infantil com abordagem de integração sensorial e é psicomotricista.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ASBAHR, F. R. Transtornos ansiosos na infância e adolescência: aspectos clínicos e neurobiológicos. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 80, n. 2, p. 1-7, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0021-75572004000300005. Acesso em: 07 ago. 2024.

AYRES, J. A.; ROBBINS, J. Sensory integration and the child: understanding hidden sensory challenges. California: Western Psychological Services, 2005.

BATISTA, M. A.; OLIVEIRA, S. M. S. S. Sintomas de ansiedade mais comuns em adolescentes. Psic, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 43-50, dez. 2005. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142005000200006. Acesso em: 07 ago. 2024.

BUNDY, A. C.; LANE, J. L. Sensory integration: theory and practice. 3. ed. Philadelphia: F. A. Davis, 2020.

CAVALHEIRO, C. V. et al. Ansiedade: características e técnicas de alívio. Santa Maria: CAED-UFSM, 2023. E-book. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/391/2023/05/E-book-ansiedade.pdf. Acesso em: 06 ago. 2024.

CONNOLLY, D. S.; BERNSTEIN, G. A. Practice parameter for the assessment and treatment of children and adolescents with anxiety disorders. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, Washington, v. 46, n. 2, p. 267-283, 2007. DOI: https://doi.org/10.1097/01.chi.0000246070.23695.06. Acesso em: 07 ago. 2024.

CONTRACTOR, A. A. et al. Comparison of latent typologies of posttraumatic stress disorder and depression symptoms across military personnel from India and the US. Journal of Anxiety Disorders, Amsterdam, v. 70, p. 102195, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.janxdis.2020.102195. Acesso em: 07 ago. 2024.

CRAIG, A. D. How do you feel — now? The anterior insula and human awareness. Nature Reviews Neuroscience, London, v. 10, n. 1, p. 59-70, 2009. DOI: https://doi.org/10.1038/nrn2555. Acesso em: 07 ago. 2024.

CRAIG, A. D. How do you feel? Interoception: the sense of the physiological condition of the body. Nature Reviews Neuroscience, London, v. 3, p. 655-666, 2002. DOI: https://doi.org/10.1038/nrn894. Acesso em: 07 ago. 2024.

CRESWELL, J. D. Mindfulness intervention. Annual Review of Psychology, Palo Alto, v. 68, p. 491-516, 2017. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-042716-051139. Acesso em: 07 ago. 2024.

CRITCHLEY, H. D.; GARFINKEL, S. N. Interoception and emotion. Current Opinion in Psychology, Amsterdam, v. 17, p. 7-14, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.copsyc.2017.04.020. Acesso em: 07 ago. 2024.

FIGUEIREDO, B. Q. de et al. Novas observações sobre as funções atribuídas ao córtex insular: uma revisão integrativa de literatura. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 11, n. 6, p. e24911629192, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29192. Acesso em: 07 ago. 2024.

GARFINKEL, S. N. et al. Knowing your own heart: Distinguishing interoceptive accuracy from interoceptive awareness. Biological Psychology, Amsterdam, v. 104, p. 65-74, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.biopsycho.2014.11.004. Acesso em: 07 ago. 2024.

HAYES, S. C.; FOLLETTE, V. M.; LINEHAN, M. M. Mindfulness and acceptance: expanding the cognitive-behavioral tradition. New York, NY: The Guilford Press, 2004.

INSIDE OUT 2. Produção de Kelsey Mann. Emeryville: Pixar Animation Studios, 2024. 96 min. Filme.

JANSSEN, H. L. Interoception toolkit: a resource for occupational therapy practitioners to use with children and their families. Occupational Therapy Capstones, 2022. Tese (Doutorado de Terapia Ocupacional) - University of North Dakota, Grand Forks. Disponível em: https://commons.und.edu/ot-grad/502. Acesso em: 15 jun. 2024.

KHALSA, S. S. et al. Interoception and mental health: a roadmap. Biological Psychiatry: Cognitive Neuroscience and Neuroimaging, Amsterdam, v. 3, n. 6, p. 501-513, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bpsc.2017.12.004. Acesso em: 07 ago. 2024.

KUMAR, M. G. S. Effectiveness of interoceptive programs to improve academic self-regulation and reduce behavioral problems among children with learning disabilities. Cureus, San Francisco, v. 16, n. 6, e61816, 2024. DOI: https://doi.org/10.7759/cureus.61816. Acesso em: 07 ago. 2024.

MAHLER, K. The interoception curriculum. Kansas, EUA: AAPC Publishing, 2019.

MAHLER, K. Interocepção, oitavo sentido: impacto na autorregulação. [apresentação em slides]. GME Cursos, 2020.

MODENA, M. M. R. Mindfulness na segunda infância: possibilidades de intervenções. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia, Porto Alegre.

PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: AMG Editora, 2013.

PARHAM, L. D.; MAILLOUX, Z. Sensory integration. In: O’BRIEN, J. C.; KUHANECK, H. (Org.). Case-Smith’s occupational therapy for children and adolescents. St. Louis, Missouri: Elsevier, 2020. p. 516-549.

PAULUS, M. P.; STEIN, M. B. Interoception in anxiety and depression. Brain Structure and Function, Berlin, v. 214, p. 451-463, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s00429-010-0258-9. Acesso em: 07 ago. 2024.

PINHEIRO, G. V. et al. Relação entre ansiedade e modulação autonômica cardíaca. ABCS Health Sciences, Santo André, v. 43, n. 3, p. 181 – 185, 2018. DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v43i3.1092. Acesso em: 07 ago. 2024.

PORGES, S. W. The polyvagal theory: neurophysiological foundation of emotions, attachment, communication, and self-regulation. New York: W. W. Norton & Company, 2011.

SERRANO, P. A integração sensorial no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Lisboa: PAPA-LETRAS, 2016.

SERRANO, P. Brincar e a integração sensorial nos primeiros anos: teoria e prática em terapia ocupacional. Lisboa: PAPA-LETRAS, 2024.

SIBINGA, E. M. S. et al. School-based mindfulness instruction: an RCT. Pediatrics, Elk Grove Village, v. 137, n. 1, e20152532, 2016. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2015-2532. Acesso em: 07 ago. 2024.

SILVA, A. B. B. M. Mentes ansiosas: o medo e a ansiedade de cada dia. 2. ed. São Paulo: Principium, 2017.

WILLIAMS, J. M. G.; PENMAN, D. Mindfulness: a practical guide to finding peace in a frantic world. London: Piatkus, 2011.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). International classification of diseases, eleventh revision (ICD-11). Geneva: WHO, 2022. Disponível em: https://icd.who.int/en. Acesso em: 06 fev. 2024.

Downloads

Publicado

10.10.2025

Como Citar

SCARPELLI, Susan Victória. Interocepção e ansiedade: análise da cena de “Divertidamente 2” e implicações para o ambiente escolar. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 75, p. e28292, 2025. DOI: 10.5585/2025.28292. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/28292. Acesso em: 12 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 147
  • pdf 109