ESTÁ SERVIDO? A novela juvenil Pão feito em casa, de Rosana Rios
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.28444Palavras-chave:
literatura juvenil, novela, ensino de literaturaResumo
Esse presente artigo é uma proposta de estudo sobre a novela juvenil Pão Feito em casa, de Rosana Rios. Essa novela juvenil compõe o acervo do Plano Nacional da Biblioteca Escolar de 2013 (PNBE/2013), e está indicada para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, essa investigação está dividida em três partes, sendo a primeira seção uma breve revisão acerca do gênero literário novela para a crítica brasileira, segundo Coelho (2000); D’Onofrio (2007); Kaufman e Rodrigues (1995); Luiz, Ferreira e Feba (2019); Moisés (1969); Reis e Lopes (2002) e Stalloni (2001), em que pese um gênero literário ainda em processo de construção em território brasileiro, caracterizado pela pela sucessividade e linearidade do tempo, fator que favorece o ritmo acelerado do enredo, pela pluralidade dramática narrativa em terceira pessoa, pelo o acréscimo ou retirada dos personagens conforme o enredo requisitar e pelo uso mais objetivo da linguagem. A segunda seção é uma análise sistêmica segundo os operadores da leitura narrativa da obra (Franco Jr., 2003). Por fim, são sugeridas propostas de desenvolvimento de leitura desse texto em sala de aula, direcionada aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo foi conduzido pela abordagem da recepção dos textos, segundo a perspectiva francófona (Barthes, 2012; Chartier, 1990).
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 14ª edição, 2004.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Lisboa/Rio deJaneiro: Difel/ Bertrand Brasil, 1990.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, Análise, Didática. São Paulo: Ed. Moderna, 2000.
D’ ONOFRIO, Salvatore. Forma e sentido do texto literário. São Paulo: Ática, 2007.
FRANCO Jr., Arnaldo. Operadores de leitura da narrativa. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Ozana. Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Editora da UEM, 2003. p.3356
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: MENIN, Ana Maria da Costa Santos; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; ARENA, Dagoberto Buim; SOUZA, Renata Junqueira. (Org.). Ler e Compreender: Estratégias de Leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 45 – 113
KAUFMANN, Ana Maria; RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LUIZ, Fernando Teixeira; FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro; FEBA, Berta Lúcia Tagliari. A seguir, cenas do próximo capítulo: uma reflexão sobre o gênero literário novela na formação do leitor. Revista Textura. Canoas: ULBRA. v. 21 n. 45, jan/mar. 2019. p. 128 – 147.
MOISES, Massaud. A criação literária: prosa. Rio de janeiro: Melhoramentos, 1969.
PETIT, Michéle. A transmissão cultural para tornar o mundo habitável. In: RÖSING, T. M. K., BURLAMAQUE, F. V. (org.). De casa e de fora, de antes e de agora: estudos de literatura infantil e juvenil. Passo Fundo: ed. Universidade de Passo Fundo, 2010, p. 13-33
PETIT, Michéle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: ed. 34, 2008
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de Narratologia. Coimbra: Almedina, 2002.
SILVA, Mariana Montanhini da. A formação do leitor literário: entre estratégias e táticas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2024.
STALLONI, Yves. Os gêneros literários: a comédia, o drama, a tragédia. O romance, a novela, os contos. A poesia. Trad. e notas Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Difel, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana Montanhini da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 22
- pdf 13