A alfabetização e o texto, com Liev Tolstói
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.28551Palavras-chave:
alfabetização discursiva, dialogismo, literaturaResumo
O artigo tem por intenção comunicar um discreto diálogo entre práticas alfabetizadoras brasileiras e achados sobre o tema na literatura de Liev Tolstói. Estabelecendo críticas aos métodos tradicionais, argumenta a favor de práticas que tomem o texto – produzido por crianças – enquanto artefato de criação e consumo na alfabetização. De natureza ensaística e bibliográfica, o artigo é dividido em três partes. Na primeira delas, é empregado o recurso do estranhamento junto ao registro de algumas práticas alfabetizadoras ocorridas no Brasil durante o último século. Com o intuito de oferecer a entonação necessária ao texto, seguimos em busca de teóricos e literatos que se influenciaram mutuamente. A seguir, caminhamos até Tolstói e encontramos, em um conto publicado há mais de 150 anos, narrativas de práticas de alfabetização vivenciadas por ele e com as quais é possível refletir, em nosso país, acerca da alfabetização freireana, discursiva e dialógica. Por fim, o retorno a Tolstói, e à pergunta que reverbera: “Quem deve aprender com quem a escrever: as crianças camponesas conosco ou nós com as crianças camponesas?”.
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