Literatura, afetos, encontros: experimentações desejantes por um currículo outro
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.28594Palavras-chave:
currículos, infâncias, literatura, formação docente, experimentaçõesResumo
Este artigo aposta na força dos signos artísticos na potencialização de currículos que atravessam os cotidianos de escolas públicas da educação básica e, assim, aborda pesquisas que deslizam pela via da literatura e da contação de histórias como um campo aberto de outros possíveis nas aprendências com crianças e docentes, provocando percepções e afecções na produção de fabulações e experimentações do sensível. Utiliza a cartografia como metodologia de pesquisa, que atravessa encontros entre fluxos e forças desejantes na experiência do pensamento com crianças do ensino fundamental e na contação de histórias em redes de conversações experimentadas na formação docente de educação infantil. Em diálogo com a filosofia da diferença, essas pesquisas apontam para a potência dos bons encontros em experimentações com a literatura e a produção de outros possíveis para os currículos e a docência. Cartografa as produções dos corpos que se misturam na experiência, nas sensações dos afetos e das afecções entre crianças e docentes. As pesquisas afirmam a vida nas linhas de experimentações que deslizam em multiplicidades provocadas pela liberdade de pensamento no encontro com os signos da arte, que rompem os universos modeladores dos princípios prescritivos e seguimentos que povoam o mundo da representação, dos modelos hierarquicamente estabelecidos.
Downloads
Referências
BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. 1. ed. SP: Companhia das letrinhas, 2021.
BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
BENJAMIM, Walter. O contador de histórias e outros textos: Walter Benjamim. Tradução de Georg Otte, Marcelo Backes e Patrícia Lavelle. 2. ed. São Paulo: Hedra, 2020.
CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Brasília, DF: CNPq, 2009.
CARVALHO, J. M.; SILVA, S. K. da. Currículos e signos artísticos em torno de uma educação contracultural. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 39, e40555, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469840555. Acesso em 22 abr. 2025.
CARVALHO, J. M.; SILVA, S. K. da; DELBONI, Tânia M. Z. G. F. Currículos como corpos coletivos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 801-818, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/carvalho-silva-delboni.pdf. Acesso em 22 abr. 2025.
DELEUZE, Gilles. Conversações. 3. ed. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luis Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. Tradução de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Tradução de Edmundo Fernandes Dias e Ruth Joffily Dias. Rio de Janeiro: Semeion, 1976.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução de Roberto Machado. São Paulo: Editora 34, 2022.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de José Gabriel Cunha. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, LILIANA (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020. Disponível em: https://www.editorasulina.com.br/img/sumarios/473.pdf. Acesso em 22 abr. 2025.
KOHAN, Walter Omar. Fundamentos à prática da filosofia na escola pública. In: KOHAN, Walter Omar; LEAL, Bernardina; RIBEIRO, Alvaro (Org.). Filosofia na escola pública. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
KOHAN, Walter Omar. Infância: entre educação e filosofia. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
LEITE, César Donizetti Pereira. Infância, experiência e tempo. SP: Cultura Acadêmica, 2011.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/entities/publication/07fafe87-a2d1-41fc-96d5-c1be44abab57/full. Acesso em 22 abr. 2025.
MUNDURUKU, Daniel. Afete. Cotia, SP: Criadeira Livros, 2023.
PAIVA, Jair M. de. Agenciamentos nômades, pensamento, experiência: fragmentos de um projeto de implantação de filosofia e ciências sociais em uma escola de Cariacica (ES). Tese (Doutorado em Educação) - UFES. Centro de Educação. Vitória, ES. 2009. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal/nometese_40_JAIR%20MIRANDA%20DE%20PAIVA.pdf. Acesso em 27 ago. 2024.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículos: teorias e políticas. São Paulo: Contexto, 2023.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.
REIS, Graça Franco da Silva; CAMPOS, Marina Santos Nunes de; MARTINS, Ilana Maria. Narrativas docentes e criação curricular, desafios de tempos pandêmicos. Revista Currículo sem fronteiras, n. 21, n. 3, p. 1054-1070, 2021. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/reis-campos-martins.pdf. Acesso em 10 jul. 2024.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução de Tomáz Tadeu da Silva. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andréa Scopel Piol, Jannaina Calixto de Lima, Janete Magalhães Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 116
- pdf 81

