Artes visuais: experiência de arte indígena na escola
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.28606Palavras-chave:
alunos indígenas, arte indígena, identidades e diferenças, interculturalidadeResumo
O texto apresenta uma experiência educativa na perspectiva da Interculturalidade com a arte educação, a partir da construção de oficina sobre artes dos povos indígenas Tarëno. Faz parte da pesquisa sobre as relações entre estudantes indígenas em contextos de escolas urbanas. Temos como questão norteadora: como os alunos reagem a conteúdos artísticos indígenas que não são os da tradição ocidental, levando em consideração uma escola que tem a presença de alunos indígenas e não-indígenas? Os sujeitos pesquisados são indígenas e não-indígenas da quarta etapa do ensino fundamental EJA de uma escola pública de Macapá-AP. A experiência artística é analisada pela seguinte perspectiva teórica: colonização do imaginário, centralidade da cultura, educação intercultural, identidade e diferença (Quijano, 1992; Hall, 1997; Candau, 2012; 2019; 2016). Os achados apontam que a tradição escolar é resistente à diferença, como o aporte intercultural, conhecimentos indígenas são negados e estranhados. Há entre os alunos de origens culturais distintas várias tensões, porém, notamos que é possível reinventar os fazeres docentes e as relações em sala de aula, com possibilidades interculturais.
O texto apresenta uma experiência educativa na perspectiva da Interculturalidade com a arte educação, a partir da construção de oficina sobre artes dos povos indígenas Tarëno. Faz parte da pesquisa sobre as relações entre estudantes indígenas em contextos de escolas urbanas. Temos como questão norteadora: como os alunos reagem a conteúdos artísticos indígenas que não são os da tradição ocidental, levando em consideração uma escola que tem a presença de alunos indígenas e não-indígenas? Os sujeitos pesquisados são indígenas e não-indígenas da quarta etapa do ensino fundamental EJA de uma escola pública de Macapá-AP. A experiência artística é analisada pela seguinte perspectiva teórica: colonização do imaginário, centralidade da cultura, educação intercultural, identidade e diferença (Quijano, 1992; Hall, 1997; Candau, 2012; 2019; 2016). Os achados apontam que a tradição escolar é resistente à diferença, como o aporte intercultural, conhecimentos indígenas são negados e estranhados. Há entre os alunos de origens culturais distintas várias tensões, porém, notamos que é possível reinventar os fazeres docentes e as relações em sala de aula, com possibilidades interculturais.
Downloads
Referências
AKOLO, Jimi Bola. O ensino da Arte em instituições educacionais: a experiência nigeriana; In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2010.
CANDAU, Vera Maria. Cotidiano escolar e cultura(s): encontros e desencontros; In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 9. ed. Reimpressão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019a, p. 61.
CANDAU, Vera Maria. Construir ecossistemas educativos – reinventar a escola; In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 9. ed. Reimpressão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019b, p. 11.
CANDAU, Vera Maria. Interculturalidade e educação escolar; In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 9. ed. Reimpressão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019c, p. 47.
CANDAU, Vera Maria. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de pesquisa, v.46, n.161, p.802-820, jul./set. 2016. https://doi.org/10.1590/198053143455 (acessado em janeiro de 2025)
CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas; In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012a p. 81.
CANDAU, Vera Maria. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios; In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012b p. 19.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan./abr. 2008. https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100005 (acessado em janeiro de 2025)
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. 2 ed. Tradução: Sandra Castelo Branco; Revisão: Cezar Mortari; São Paulo: Editora Unesp, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 69 ed. Rio de Janeiro/São Paulo. Paz e terra, 2019.
GALLOIS, Dominique Tilkin (organizadora). Patrimônio Cultural Imaterial e Povos Indígenas Exemplos no Amapá e norte do Pará. São Paulo: Iepé, 2006.
GRUPIONI, Denise Fajardo. Arte visual dos povos Tiriyó e Kaxuyana: padrões de uma estética ameríndia. São Paulo: Iepé, Tipográfico Comunicação Ltda, 2009.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, v.2, n.22, p. 15-45, Jul/dez, 1997. Disponível em Vista do A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo (acessado em julho de 2024)
LAGROU, El. Arte indígena no Brasil. Belo Horizonte: C/Arte, 2009.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del Poder, cultura y Conocimiento en América latina. Perú indígena, v. 13, n.29, p. 11-20, 1992. Disponível em quijano.pdf (acessado em agosto de 2024)
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e classificação social; In: SANTOS, Boaventura de Sousa, MENESES, Maria Paula (org). Epistemologias do Sul. Almedina CES, Coimbra,2° ed. 2023.
SILVA, Hertha Tatiely. Artes visuais entre subordinação e a desobediência epistêmica. Revista Sures, v.1, n. 14, p.60-69, junho, 2020. Disponível em https://revistas.unila.edu.br/sures/article/view/2072/2004 (acessado em agosto 2024)
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença; In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Stuart Hall, Kathryn Woodward. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Reimpressão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.
VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, n.23, p. 5-15, Maio/Jun/Jul/Ago. 2003. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200002 (acessado em agosto 2024)
WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (org). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2009, p. 12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elenilda Silva de Moraes, Adalberto Carvalho Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 103
- pdf 36

