A torre mágica do cinema: formação estética em O Menino e a Garça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.28610

Palavras-chave:

cinema e educação, formação estética, hermenêutica, experiência simbólica, Estúdio Ghibli

Resumo

O artigo analisa o filme O Menino e a Garça (2023), de Hayao Miyazaki, como uma experiência estética formativa. Entre o real e o imaginário, Miyazaki constrói uma narrativa sensível sobre o luto, o amadurecimento e o poder transformador da imaginação diante desses processos. O filme opera, assim, como uma meditação sobre o escapismo e o papel das narrativas ficcionais na constituição da subjetividade. Partindo de uma leitura hermenêutica, propõe-se compreender o cinema não como ferramenta pedagógica lógico-racional, saber que os gregos definiam como máthema, mas como provocação sensível que opera pela via do páthei máthos, saber que advém da experiência, do sofrimento e da imaginação. A obra é examinada em sua complexidade simbólica, intertextual e poética, convocando o espectador à coautoria do sentido. Com apoio em autores como Nietzsche, Sontag, Barthes e Merleau-Ponty, defende-se que o filme contribui para uma pedagogia da escolha, que não visa à instrução, mas abre para possibilidades de (trans)formação. A imagem cinematográfica, longe de fornecer respostas unívocas, abre espaço para uma formação pelo sensível, que permite o enfrentamento do niilismo não pela fuga, mas pela criação de si. Assim, o cinema revela-se como uma “torre mágica” que, ao propor um afastamento temporário da realidade pela incursão no reino da fantasia, possibilita que se retorne ao real transformado.

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Biografia do Autor

Rogério de Almeida, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e Coordenador do Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação Cultura). Bacharel em Letras (1997), Doutor em Educação (2005) e Livre-Docente em Cultura e Educação, todos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoramento na Universidade do Minho (2016).

Sofia Barrozo Witzler, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, e Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2022).

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Publicado

11.09.2025

Como Citar

ALMEIDA, Rogério de; WITZLER, Sofia Barrozo. A torre mágica do cinema: formação estética em O Menino e a Garça. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 75, p. e28610, 2025. DOI: 10.5585/2025.28610. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/28610. Acesso em: 10 nov. 2025.

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