Desafios da docência no Brasil: uma análise do dualismo educacional e dos desafios docente à luz dos textos de José Carlos Libâneo, Antônio Nóvoa e Demerval Saviani
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.28621Palavras-chave:
educação, dualismo educacional, docênciaResumo
Este artigo reflete os desafios contemporâneos da docência no Brasil, com base nas discussões realizadas na disciplina Teorias da Educação Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. A partir das leituras dos textos de José Carlos Libâneo, Antônio Nóvoa e Demerval Saviani, busca-se compreender como a dualidade educacional e as condições de trabalho precárias impactam o papel dos professores em um sistema educacional marcado por desigualdades sociais. Libâneo (2012) destaca a divisão entre a escola pública, voltada para as camadas populares, e a escola privada, destinada às elites. Nóvoa (1999) discute sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores na implementação de reformas educacionais. Saviani (1982) aponta como as teorias educacionais podem reforçar ou transformar a marginalidade na América Latina. Este estudo adota uma abordagem reflexiva, incorporando as narrativas das aulas e a pesquisa científica sobre as condições da educação no Brasil. O foco se dá nas inquietações surgidas nas discussões acadêmicas, como o papel da escola pública na formação intelectual e a sobrecarga do professor. O artigo pretende contribuir para uma compreensão aprofundada dos desafios enfrentados pelos docentes e da necessidade de transformar a educação em um espaço de emancipação, apesar das dificuldades estruturais e políticas que ainda prevalecem no país.
Downloads
Referências
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/YkhJTPw545x8jwpGFsXT3Ct/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2024.
NÓVOA, Antônio. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FVqZ5WXm7tVyhCR6MRfGmFD/. Acesso em: 13 dez. 2024.
SAVIANI, Demerval. As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 42, p. 8-18, ago. 1982. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546/1545. Acesso em: 18 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Cláudia Betônio Rubio, César Augusto do Prado Moraes, Elaine Gomes Vilela

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 61
- pdf 36
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 88887.990102/2024-00

