Desafios da docência no Brasil: uma análise do dualismo educacional e dos desafios docente à luz dos textos de José Carlos Libâneo, Antônio Nóvoa e Demerval Saviani

Autores

  • Ana Cláudia Betônio Rubio Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Educação, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil image/svg+xml https://orcid.org/0009-0003-5640-790X
  • César Augusto do Prado Moraes Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus Professora Cinobelina Elvas, Curso de Ciências Biológicas, Bom Jesus – Piauí, Brasil; Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Bernardo do Campo – São Paulo, Brasil image/svg+xml https://orcid.org/0000-0003-3745-0884
  • Elaine Gomes Vilela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Educação, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil image/svg+xml https://orcid.org/0000-0002-1452-2796

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.28621

Palavras-chave:

educação, dualismo educacional, docência

Resumo

Este artigo reflete os desafios contemporâneos da docência no Brasil, com base nas discussões realizadas na disciplina Teorias da Educação Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. A partir das leituras dos textos de José Carlos Libâneo, Antônio Nóvoa e Demerval Saviani, busca-se compreender como a dualidade educacional e as condições de trabalho precárias impactam o papel dos professores em um sistema educacional marcado por desigualdades sociais. Libâneo (2012) destaca a divisão entre a escola pública, voltada para as camadas populares, e a escola privada, destinada às elites. Nóvoa (1999) discute sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores na implementação de reformas educacionais. Saviani (1982) aponta como as teorias educacionais podem reforçar ou transformar a marginalidade na América Latina. Este estudo adota uma abordagem reflexiva, incorporando as narrativas das aulas e a pesquisa científica sobre as condições da educação no Brasil. O foco se dá nas inquietações surgidas nas discussões acadêmicas, como o papel da escola pública na formação intelectual e a sobrecarga do professor. O artigo pretende contribuir para uma compreensão aprofundada dos desafios enfrentados pelos docentes e da necessidade de transformar a educação em um espaço de emancipação, apesar das dificuldades estruturais e políticas que ainda prevalecem no país.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Betônio Rubio, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Educação, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo, bolsista CAPES. Atua há mais de 14 anos na Educação a Distância, nas áreas de gestão, docência e desenvolvimento de projetos educacionais. Desenvolve pesquisa sobre processos formativos de professores licenciados na modalidade a distância, com interesse em saberes docentes, metodologias de ensino online e políticas públicas de formação docente.

César Augusto do Prado Moraes, Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus Professora Cinobelina Elvas, Curso de Ciências Biológicas, Bom Jesus – Piauí, Brasil; Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Bernardo do Campo – São Paulo, Brasil

Possui graduação em Matemática pela Fundação Educacional de Penápolis e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-doutorado em Docência em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará. É professor adjunto na Universidade Federal do Piauí, campus Bom Jesus, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atua nas áreas de Educação, Matemática e Formação de Professores, com ênfase em Avaliação Educacional, Ensino de Ciências e Matemática e Tecnologia Educacional.

Elaine Gomes Vilela, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Educação, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Tradução e Interpretação Libras/Português pela Universidade Camilo Castelo Branco. Coordenadora do curso de Pedagogia presencial e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Metodista de São Paulo. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UMESP e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Comunicação Social Háptica (GEPICSH). Atua nas áreas de formação de educadores, acessibilidade e inclusão, com ênfase em Tradução e Interpretação em Libras e Comunicação Social Háptica.

Referências

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LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/YkhJTPw545x8jwpGFsXT3Ct/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2024.

NÓVOA, Antônio. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FVqZ5WXm7tVyhCR6MRfGmFD/. Acesso em: 13 dez. 2024.

SAVIANI, Demerval. As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 42, p. 8-18, ago. 1982. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1546/1545. Acesso em: 18 mar. 2025.

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Publicado

31.10.2025

Como Citar

RUBIO, Ana Cláudia Betônio; MORAES, César Augusto do Prado; VILELA, Elaine Gomes. Desafios da docência no Brasil: uma análise do dualismo educacional e dos desafios docente à luz dos textos de José Carlos Libâneo, Antônio Nóvoa e Demerval Saviani. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 75, p. e28621, 2025. DOI: 10.5585/2025.28621. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/28621. Acesso em: 12 nov. 2025.

Edição

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