A presença de indígenas na educação superior forjando mudanças no currículo

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DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.28779

Palavras-chave:

currículo, educação superior, indígenas

Resumo

Os povos indígenas, tendo vivenciado a experiência escolar de forma trágica por séculos, sob a imposição de um currículo homogeneizador e ocidental/colonial, sempre resistiram a esse currículo. Também em função da luta e resistência, têm entrado na educação superior não indígena e conseguido criar cursos de graduação intercultural, principalmente nas licenciaturas, além de se fazerem presentes em vários programas de pós-graduação no Brasil, inclusive, naqueles considerados de excelência acadêmica. Nesse contexto, o artigo objetiva mostrar como a presença indígena na educação superior tem forjado mudanças curriculares sob a perspectiva da decolonização dos currículos. Na pesquisa, com apoio do CNPq, realizada por meio de entrevistas com estudantes indígenas e análise de conhecimentos por eles produzidos em teses e dissertações, observa-se que esses estudantes, ao acessarem os currículos da educação superior, não o fazem para dobrar-se a eles, mas para afirmar seus conhecimentos e cultura, tornando-se centrais no processo de decolonização dos currículos. Eles continuam nos lembrando de que não são o que o conhecimento ocidental/colonial afirma que são, e sim o que, como povo, decidirem ser. Os indígenas continuam nos dizendo que o currículo não é universal, que é território de luta política e cultural; ao entendê-lo dessa forma, tornam-se centrais no processo de decolonização.

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Biografia do Autor

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Pós-Doutor em Educação – UMINHO. Mestre e Doutor em Educação - UNISINOS. Graduado em Filosofia - FAFIMC. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. Bolsista Produtividade CNPq 1C.

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Publicado

31.10.2025

Como Citar

BACKES, José Licínio. A presença de indígenas na educação superior forjando mudanças no currículo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 75, p. e28779, 2025. DOI: 10.5585/2025.28779. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/28779. Acesso em: 12 nov. 2025.

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