A influência das redes sociais na construção da identidade dos adolescentes: uma análise da minissérie “Adolescência”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.29354

Palavras-chave:

adolescência, cinema, identidade, redes sociais

Resumo

A adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano marcada por transformações biológicas, psicológicas e sociais. É definida como um período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado por mudanças na expressividade, no comportamento e na adaptação social, aspectos que variam de acordo com o contexto cultural e social em que o indivíduo está inserido. Atualmente, é comum que adolescentes de ambos os sexos utilizem as redes sociais como principal fonte de informação sobre diversos temas, como emagrecimento, estética, saúde, exercícios físicos, sexualidade, entre outros. Muitas vezes, absorvem conteúdos e opiniões de influenciadores e plataformas digitais como verdades absolutas, sem questionamento, e geralmente sem o conhecimento dos pais ou responsáveis. Nesse contexto, este artigo, com base na minissérie Adolescência, visa analisar a influência das redes sociais na construção da identidade dos adolescentes, destacando os prejuízos decorrentes, em grande parte, da ausência de supervisão familiar e da falta de diálogo aberto sobre questões que realmente os preocupam. O referencial teórico adotado foi o de, principalmente, autores da área da Psicologia. Na conclusão, apontamos que as redes sociais têm exercido um impacto negativo na formação identitária dos jovens, intensificando o isolamento social devido ao uso excessivo dessas plataformas. Além disso, a busca por padrões de perfeição física, social e econômica impostos on-line tem levado muitos adolescentes a situações extremas, inclusive à prática de atos infracionais.

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Biografia do Autor

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), São Paulo, SP, Brasil

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE/Uninove). Graduada em Psicologia e em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia e em Psicanálise. Atua como docente no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) na Universidade Nove de Julho.

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Publicado

25.09.2025

Como Citar

VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões. A influência das redes sociais na construção da identidade dos adolescentes: uma análise da minissérie “Adolescência”. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 74, p. e29354, 2025. DOI: 10.5585/2025.29354. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/29354. Acesso em: 12 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 74 - Cinema e Educação
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