Confiança - um conceito básico da educação no pensamento filosófico e pedagógico de Otto Friedrich Bollnow

Autores

  • Ferdinand Röhr Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n26.2936

Palavras-chave:

confiança, formação integral, educação espiritual, fracasso pedagógico, Otto Friedrich Bollnow

Resumo

Trata-se de uma análise das pesquisas fenomenológicas de Bollnow em torno da temáti-ca da confiança/desconfiança e suas consequências para a Educação. Partindo da des-confiança como fenômeno crescente e quase onipresente na vida da nossa época, Bollnow procura ressaltar a importância da confiança tanto na vida humana, quanto na Educação. Encontra na confiança no Ser uma possibilidade existencial do ser humano que faz parte da sua dimensão espiritual. Aponta como tarefa pedagógica, além da gera-ção de uma confiança básica na primeira infância, através de uma atmosfera pedagógica acolhedora e uma formação de uma atitude crítica em relação às atitudes humanas, que de fato merecem toda desconfiança, uma ajuda educacional para a conquista da confian-ça no Ser por parte do educando. Pertence à dignidade do agir pedagógico reconhecer os possíveis fracassos diante do livre arbítrio do educando e superá-los com novas tentativas de experiências humanas mais profundas na relação pedagógica, ver-dadeiramente dialógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ferdinand Röhr, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado do Depto. Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação da Universidade Federal de Pernambuco Dr. phil. pela Rheinisch-Westfälisch Technische Hochschule Aachen, Alemanha

Downloads

Publicado

17.05.2012

Como Citar

RÖHR, Ferdinand. Confiança - um conceito básico da educação no pensamento filosófico e pedagógico de Otto Friedrich Bollnow. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 26, p. 193–208, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n26.2936. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2936. Acesso em: 16 abr. 2024.