Entrevista com Ciprian Vălcan por Ana Maria Haddad Baptista e Márcia Fusaro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.29494

Palavras-chave:

Ciprian Vălcan, entrevista, Revista EccoS

Resumo

Você poderia resumir sua trajetória pessoal, antes da acadêmica?

Nasci em Arad, uma cidade no oeste da Romênia, em 5 de dezembro de 1973. Nunca investiguei se os astros me eram desfavoráveis, embora tenha sido tentado a fazê-lo em diversas ocasiões, relembrando o início da obra "Dichtung und Wahrheit", de Goethe: "A constelação estava feliz: o Sol no céu havia se estabelecido sob o signo de Virgem, Júpiter e Vênus a olhavam amigavelmente, Mercúrio não se opôs a ela; depois disso." Acesse a entrevista completa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Haddad Baptista, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil

Ana Maria Haddad Baptista é graduada em Letras, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Pós-doutoramento em História da Ciência (PUC/SP) e pela Universidade de Lisboa (FAPESP). Atuou, como professora, em diversas escolas públicas estaduais e municipais durante vários anos. Pesquisadora e professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, PUC/SP, durante 10 anos.

Atualmente, entre outra atividade, integra os  Programas de Pós-Graduação em Educação (mestrado, doutorado e mestrado profissional). Líder de pesquisa do grupo de Educação:Tempo-Memória/Marco Lucchesi: práticas das transformações silenciosas certificado pela UNINOVE e pelo CNPQ. Líder da linha de pesquisa do PROGEPE: Metodologias de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas.  Integrou vários projetos de pesquisa, entre eles, OBEDUC (CAPES) e outros. Pertenceu ao quadro de pesquisadores do CICTSUL (Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade) da Universidade de Lisboa (2009-2018). Foi  Coordenadora de Cursos do Instituto Cronos de São Paulo durante 06 anos. Diretora de uma coleção de caráter internacional (Editora APENAS-Portugal). Foi Coordenadora Geral de várias coleções  (Editora Arte-Livros-Brasil) durante 06 anos.  Integrou o SIANK - Sociedade Internacional dos amigos de Nikos Kazantzakis - (GENEBRA/SUÍÇA/ 2012-2014). Integrante da Associação  Entreséculos( dimensões de memória) coordenado por Ana Luísa Janeira (Lisboa/Portugal). Foi colaboradora (representando a UNINOVE) do Projeto GLOCADEMIS : Glocal Languages and Intercultural Responsibility in a postcolonial global academic word: Power relations between languagens /cultures within and between research groups sob a Coordenação da Profa. Dra. Maria Manuela Guilherme.  Editora (2017-2019) da Revista Científica Dialogia da Universidade Nove de Julho. Atualmente da Revista Eccos (Universidade Nove de Julho). Editora da Revista do Livro/ Fundação Biblioteca Nacional. Colunista mensal da revista, versão impressa, Filosofia, Ciência e Vida (2008-2020). Colunista da revista Língua e literatura (2018-2020). Colunista mensal da Revista, impressa, Humanitas.   Escrita Viva de 2022 a 2023(Editora Escala) São Paulo. Resenhista da revista Le Monde/ Diplomatique.  Realiza interfaces entre a Educação, Literatura, Filosofia e Ciências. Possui dezenas de publicações no Brasil e no exterior. Resenhista da Revista Le Monde/ Diplomatique.  Integrante da Comissão Científica da Revista da FUNDARTE.Colaboradora do Projeto Prazer de Ler (prefácios e outros) da Câmara dos Deputados de Brasília. Integrante da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente (SAMII) da cidade do Rio de Janeiro. Integrante do Comitê Científico do Journal of Humanistic and Social Studies da Faculdade de Ciências Humanas de Arad ( Romênia) e da Editora da Universidade Tor Vergata de Roma. Integrante da Associação Gandaia de Cultura/ Costa Caparica/ Portugal. Integrante do CEP (Centro de Estudos de Pragmatismo) PUC/SP. Membro Internacional do  Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Portugal.  Investigadora titular  do Centro de Investigación libertad y pensamiento Otto Morales Benitez (CENTOTTO) / Bogotá (Colômbia). ORCID: http://orcid.org./0000-003-3468-0158.

Márcia Fusaro, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) com pós-doutoramento em Artes (UNESP), Mestra em História da Ciência (PUC-SP). Professora e pesquisadora dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) e da graduação da Universidade Nove de Julho. Líder do grupo de pesquisa Artes Tecnológicas Aplicadas à Educação (CNPq/UNINOVE)

Ciprian Vălcan (Entrevistado), Aurel Vlaicu University of Arad, Arad, România

Universitatea Aurel Vlaicu, Arad, Roumanie

Publicado

22.09.2025

Como Citar

BAPTISTA, Ana Maria Haddad; FUSARO, Márcia; VĂLCAN, Ciprian; GÓMEZ MENDOZA, Miguel Ángel. Entrevista com Ciprian Vălcan por Ana Maria Haddad Baptista e Márcia Fusaro. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 75, p. e29494, 2025. DOI: 10.5585/2025.29494. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/29494. Acesso em: 10 nov. 2025.

Edição

Seção

Entrevista
Visualizações
  • Resumo 271
  • pdf (Limba Română) 65
  • pdf (Español (España)) 52