Projetos pedagógicos para a formação de professores: um estudo comparado das estratégias e práticas em três universidades da Região Sudeste do Brasil

Autores

  • Celia Maria Haas UNICID, São Paulo
  • Regina Magna Bonifacio de Araujo Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3002

Palavras-chave:

Projeto pedagógico. Políticas públicas de educação. Pedagogia. Formação de professores.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo estudar comparativamente os projetos pedagógicos institucionais de três universidades da Região Sudeste do Brasil que participam do Projeto de Pesquisa intitulado O significado de ser pedagogo para os alunos do novo curso de Pedagogia-Licenciatura, com propósito de compreender o processo de construção dos respectivos Projetos Pedagógicos, a partir das exigências estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares, aprovadas pela Resolução CNE/CP nº. 1/2006. Definiram-se, para tanto, três categorias de análise como critérios para o estudo: a) o significado de ser pedagogo no projeto pedagógico; b) o projeto pedagógico e o currículo; e, c) a nova legislação e o projeto pedagógico. Como resultado reconheceu-se que o cuidado com a legislação é explicitado diferentemente em cada projeto pedagógico, dependendo fundamentalmente dos propositores.

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Biografia do Autor

Celia Maria Haas, UNICID, São Paulo

Drofessora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação) – Unicid.

Regina Magna Bonifacio de Araujo, Universidade Federal de Ouro Preto

Docente da Universidade Federal de Ouro Preto. Coordenadora do Projeto de Educação de Jovens e Adultos - PEJA, na mesma Instituição. Doutora em Educação (Desenvolvimento e aprendizagem) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP). End. Profissional: Rua do Seminário, s/n, Centro - Mariana, Minas Gerais. Telefones: (31) 35516300 (31) 97985276

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Publicado

03.12.2012

Como Citar

HAAS, Celia Maria; DE ARAUJO, Regina Magna Bonifacio. Projetos pedagógicos para a formação de professores: um estudo comparado das estratégias e práticas em três universidades da Região Sudeste do Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 29, p. 153–189, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n29.3002. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3002. Acesso em: 29 mar. 2024.