Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia:a questão dos projetos

Autores

  • Simone Sendin Moreira Guimarães Universidade Federal de Goiás
  • Leda Rodrigues Assis Favetta Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3079

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Biologia, Modalidades Didáticas, Projetos.

Resumo

As modalidades didáticas se constituem em estratégias de ensino-aprendizagem. Um tipo de modalidade didática utilizada no ensino de ciências e biologia são os Projetos de Ensino. O trabalho apresentado se constitui em uma pesquisa-ação com objetivo de discutir a utilização da modalidade “Projetos” durante as aulas de Didática das Ciências em um curso de Ciências Biológica. A escolha dessa modalidade foi determinada em função dos questionamentos e inseguranças dos futuros professores - alunos da disciplina - em relação à utilização dessa modalidade em suas aulas depois de formados. A dinâmica da atividade foi dividida em: a) seleção do problema; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Execução do plano. A experiência pedagógica foi realizada entre 2009 e 2010. Os resultados obtidos indicaram a possibilidade de trabalho com essa modalidade nas aulas de ciências e biologia, desmistificando a dicotomia “possibilidade teórica X possibilidade prática” presente no discurso dos alunos no início da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Escolar (UNESP-Araraquara), professora Adjunto I, atua na área de Didática do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. É Coordenadora de Estágio do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Título das publicações mais relevantes: a) Educação Ambiental e Formação de Professores de Biologia no Município de Piracicaba/SP - 2010. b) Las ideas de sostenibilidad de los alumnos de un curso de biologia – 2007. c) Complexidade e Formação de Professores de Ciências: diálogos preliminares - 2011. e-mail: sisendin@ig.com.br

Leda Rodrigues Assis Favetta, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Downloads

Publicado

04.12.2013

Como Citar

GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira; ASSIS FAVETTA, Leda Rodrigues. Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia:a questão dos projetos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 181–190, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.3079. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3079. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos