Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia:a questão dos projetos
Simone Sendin Moreira Guimarães, Leda Rodrigues Assis Favetta
Resumo
As modalidades didáticas se constituem em estratégias de ensino-aprendizagem. Um tipo de modalidade didática utilizada no ensino de ciências e biologia são os Projetos de Ensino. O trabalho apresentado se constitui em uma pesquisa-ação com objetivo de discutir a utilização da modalidade “Projetos” durante as aulas de Didática das Ciências em um curso de Ciências Biológica. A escolha dessa modalidade foi determinada em função dos questionamentos e inseguranças dos futuros professores - alunos da disciplina - em relação à utilização dessa modalidade em suas aulas depois de formados. A dinâmica da atividade foi dividida em: a) seleção do problema; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Execução do plano. A experiência pedagógica foi realizada entre 2009 e 2010. Os resultados obtidos indicaram a possibilidade de trabalho com essa modalidade nas aulas de ciências e biologia, desmistificando a dicotomia “possibilidade teórica X possibilidade prática” presente no discurso dos alunos no início da disciplina.
Palavras-chave
Formação de Professores; Ensino de Biologia; Modalidades Didáticas; Projetos.
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3079
Apontamentos
Direitos autorais
EccoS – Revista Científica
e-ISSN: 1983-9278
ISSN: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br
EccoS – Revista Científica ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional