Responsabilidade e culpa: considerações acerca dos tabus que pairam sobre o magistério

Autores

  • Jaquelina Imbrizi PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v4i2.309

Palavras-chave:

formação cultural, deformação profissional, cultura, diferenciação e crítica.

Resumo

Neste trabalho, serão problematizadas as práticas observadas e as falas advindas de lugares diferentes no cotidiano de uma instituição de ensino superior, seja o lugar ocupado pelos comentários dos alunos, seja pelos discursos dos professores ou pelas práticas institucionais que confirmam elementos de dominação na cultura contemporânea. Foi possível articular estas diferentes formas de expressão com tabus acerca da nota e da profissão do professor. A ênfase está na problematização das condições oferecidas tanto para a atuação do professor quanto para a formação do aluno, em um curso de Pedagogia de uma instituição particular de ensino na cidade de São Paulo. A crise da formação cultural, analisada por Theodor W. Adorno, contribui para o estudo das condições objetivas oferecidas pela sociedade contemporânea à formação do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaquelina Imbrizi, PUC-SP

Psicóloga. Mestre e doutora em Educação pela PUC-SP (História e Filosofia da Educação). Membro do grupo de pesquisas “Teoria Crítica e Formação” dos Programas de Estudos de Pós-Graduação em Educação:História, Política e Sociedade e em Psicologia Social, na mesma instituição

Downloads

Publicado

09.01.2008

Como Citar

IMBRIZI, Jaquelina. Responsabilidade e culpa: considerações acerca dos tabus que pairam sobre o magistério. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 61–78, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v4i2.309. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/309. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios