Um estudo sobre o “bom aluno” na perspectiva das representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3183Palavras-chave:
“Bom aluno”. Representações sociais. Professoras.Resumo
Este trabalho analisou o núcleo central das representações sociais do “bom aluno” de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal do Recife-PE. Partimos do pressuposto de que novas práticas educacionais estariam interferindo nas representações. A Teoria do Núcleo Central foi o referencial orientador do estudo. Participaram 200 professoras. A Técnica de Associação Livre de Palavras e um Teste do Núcleo Central foram os instrumentos utilizados. O software EVOC e Análise de Conteúdo subsidiaram a interpretação dos dados. Os resultados confirmaram o pressuposto inicial e apontaram como núcleo central de “bom aluno” ser “interessado”. Este componente determina a organização dessas representações e deixa entrever a polissemia subjacente às suas raízes sociais e simbólicas. Esses achados sinalizam para as políticas educacionais que não se pode perder de vista as representações sociais desses profissionais, mas considerá-las como ponto de partida para suas elaborações.Downloads
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