Um estudo sobre o “bom aluno” na perspectiva das representações sociais

Autores

  • Andreza Maria Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Laêda Bezerra Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3183

Palavras-chave:

“Bom aluno”. Representações sociais. Professoras.

Resumo

Este trabalho analisou o núcleo central das representações sociais do “bom aluno” de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal do Recife-PE. Partimos do pressuposto de que novas práticas educacionais estariam interferindo nas representações. A Teoria do Núcleo Central foi o referencial orientador do estudo. Participaram 200 professoras. A Técnica de Associação Livre de Palavras e um Teste do Núcleo Central foram os instrumentos utilizados. O software EVOC e Análise de Conteúdo subsidiaram a interpretação dos dados. Os resultados confirmaram o pressuposto inicial e apontaram como núcleo central de “bom aluno” ser “interessado”. Este componente determina a organização dessas representações e deixa entrever a polissemia subjacente às suas raízes sociais e simbólicas. Esses achados sinalizam para as políticas educacionais que não se pode perder de vista as representações sociais desses profissionais, mas considerá-las como ponto de partida para suas elaborações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Maria Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui Graduação em Pedagogia (2006) e Mestrado em Educação (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora das redes municipais de ensino de Recife-PE e São Lourenço da Mata-PE. Tem experiência na área de educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e representações sociais.

Laêda Bezerra Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área educacional com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e representações sociais.

Downloads

Publicado

11.09.2012

Como Citar

LIMA, Andreza Maria; MACHADO, Laêda Bezerra. Um estudo sobre o “bom aluno” na perspectiva das representações sociais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 171–189, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.3183. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3183. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos