A transdisciplinaridade no ensino superior em cabo verde

Autores

  • Jorge Souza Brito Universidade Jean Piaget de Cabo Verde

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.341

Palavras-chave:

transdisciplinaridade, ensino superior, Cabo Verde, Universidade Jean Piaget, educação liberal.

Resumo

Razões históricas e geográficas fizeram de Cabo Verde, ao longo dos últimos cinco séculos, um lugar de confluência de civilizações e de experimentação/aclimatação dos mais diversos recursos e idéias. Isso se traduziu numa sociedade aberta ao mundo, numa economia de circulação e na personalidade universal do homem cabo-verdiano. Este posicionamento estratégico num mundo globalizado requer uma visão transdisciplinar do cidadão. O ensino superior é um veículo privilegiado para tal e, à luz das recomendações da UNESCO, deve a transdisciplinaridade fazer parte da nova universidade do século XXI. O nascimento de uma universidade transdisciplinar em Cabo Verde parece algo muito natural. Essa universidade nasceu em 2001 (a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde) e já desenvolve uma acção transdisciplinar e pesquisa direccionada nesse sentido. O contexto do ensino superior em Cabo Verde, porém, carece de maior atenção e a visão transdisciplinar seria mais do que necessária para uma educação liberal, em pro lduma cidadania terrestre.

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Biografia do Autor

Jorge Souza Brito, Universidade Jean Piaget de Cabo Verde

Professor Catedrático e Vicereitor da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde

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Publicado

09.01.2008

Como Citar

BRITO, Jorge Souza. A transdisciplinaridade no ensino superior em cabo verde. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 95–114, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v5i1.341. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/341. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios