Teatro e educação: uma relação historicamente construída

Autores

  • Talitha Cardoso Hansted UNICAMP
  • Maria da Glória Gohn UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3424

Palavras-chave:

Teatro, Teatro Escolar, Educação, História.

Resumo

Este texto faz parte de uma pesquisa que tem como objetivo investigar as contribuições de atividades de teatro, desenvolvidas em escolas de ensino básico, na formação de conceitos de cidadania para os alunos. Para atingir tal meta, a pesquisa teve como ponto de partida a realização de uma breve retrospectiva das relações entre teatro e educação ao longo da História, e é essa retrospectiva que este texto apresenta prioritariamente. Observamos que os diferentes contextos históricos influenciaram as diversas práticas pedagógicas e a diversidade de maneiras de se pensar o drama na educação (tanto a formal, escolar, quanto a não formal, extraescolar). Constatamos que, a despeito dos diferentes objetivos pedagógicos valorizados em cada período, o teatro sempre foi concebido como um aliado à educação. Apoiado em referenciais teóricos como Berthold (2006), Courtney (1980) e Japiassu (2009), o trabalho apresenta algumas das principais contribuições de filósofos e pensadores que teceram considerações a respeito do assunto. A importância do resgate histórico ora apresentado é dada pela necessidade de construção de referenciais para a atuação de professores na realidade atual. O texto também apresenta uma retrospectiva da relação entre teatro e educação especificamente no Brasil, apontando para uma vasta multiplicidade teórica e metodológica de abordagens, e indicando a necessidade de uma maior valorização da prática teatral na escola básica, na atualidade. Dentre as principais conclusões destaca que, ainda que os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, MEC, 1998) garantam a presença do teatro na escola, há muito para ser discutido e aprimorado, para que as potencialidades dessa arte sejam exploradas e aproveitadas como contribuição significativa à formação dos alunos e à educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talitha Cardoso Hansted, UNICAMP

Profa de Artes do Instituto Educacional Imaculada/Campinas, Diretora de teatro, Atriz, Mestrado Faculdade de Educação/Unicamp.

Maria da Glória Gohn, UNINOVE, São Paulo

Poutora em Ciência Política – FFLCH-USP; Pós-doutoramento em Sociologia – New School [New York] (EUA); Professora titular da Faculdade de Educação – UNICAMP/UNINOVE; Coordenadora – Grupo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Educação e Cidadania (GEMDEC); Pesquisadora I – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Secretária executiva do Reasearch Committee ‘Social Classes and Social Movements’ – Associação Internacional de Sociologia.

Downloads

Publicado

05.04.2013

Como Citar

HANSTED, Talitha Cardoso; GOHN, Maria da Glória. Teatro e educação: uma relação historicamente construída. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 199–220, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.3424. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3424. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos