História da implantação da Escola de Porto Britânia no contexto da colonização do oeste paranaense (1938-1958)

Autores

  • Rodrigo Pinto Andrade Universidade Estadual de Maringá
  • Cézar De Alencar Arnault de Toledo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3442

Palavras-chave:

Educação, História da Educação, Instituições Escolares, Escola de Porto Britânia.

Resumo

O objeto desta pesquisa é a Escola de Porto Britânia, uma das primeiras instituições públicas do Extremo Oeste Paranaense, criada no ano de 1938, nas terras da antiga Fazenda Britânia. Trata-se de um estudo histórico e documental sobre a implantação desta escola. Sua realização se deu por meio da análise de documentos que descrevem a trajetória da instituição. A reconstituição da história da implantação da Escola de Porto Britânia permitiu constatar que a instituição resultou do projeto do Governo Federal de difundir o Ensino Primário em todo o país. Sua localização em uma região de fronteiras indica a execução do projeto governamental de nacionalizar essas localidades do território brasileiro. Deste modo, ela atendeu as demandas político-sociais da época. Para a efetivação da pesquisa foram utilizadas as fontes disponíveis no acervo do Museu Willy Barth, de Toledo, Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Pinto Andrade, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, professor de História da Educação da Faculdade Integrado de Campo Mourão, PR

Cézar De Alencar Arnault de Toledo, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela Unicamp (1996), professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

03.12.2012

Como Citar

ANDRADE, Rodrigo Pinto; ARNAULT DE TOLEDO, Cézar De Alencar. História da implantação da Escola de Porto Britânia no contexto da colonização do oeste paranaense (1938-1958). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 29, p. 199–217, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n29.3442. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3442. Acesso em: 19 abr. 2024.