História da educação musical e a experiência do canto orfeônico no Brasil

Autores

  • Wilson Lemos Júnior Instituto Federal Catrinense - Campus Araquari

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3443

Palavras-chave:

Educação musical, Canto Orfeônico, História das disciplinas.

Resumo

O ensino de música sempre esteve presente durante os períodos da história da educação brasileira, porém durante a primeira metade do século XX, apresentou uma grande expansão principalmente após a defesa dos educadores do movimento da escola nova, caso dos pedagogos Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, como do músico e maestro Heitor Villa-Lobos. Este artigo trata do processo de valorização e implantação do ensino de música e Canto Orfeônico nas escolas brasileiras. Busca-se analisar no discurso desses personagens, as suas ideias a respeito do ensino de música, assim como as suas finalidades, suas vantagens e sua relação com a escola moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Lemos Júnior, Instituto Federal Catrinense - Campus Araquari

Doutorando em Educação pela PUC-PR. Mestre em Educação pela UFPR. Arte-Educador do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Araquari.

Downloads

Publicado

28.06.2012

Como Citar

JÚNIOR, Wilson Lemos. História da educação musical e a experiência do canto orfeônico no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 67–80, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.3443. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3443. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação e arte - exame crítico e proposições