O ensino da recepção estético-literária e a formação humana

Autores

  • Newton Duarte
  • Nathalia Botura de Paula Ferreira UNESP
  • Maria Cláudia da Silva Saccomani UNESP
  • Mariana de Cássia Assumpção UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3593

Palavras-chave:

Arte, Educação, Vigotski, Lukács, Gramsci

Resumo

Este artigo defende a possibilidade e a necessidade do ensino escolar da recepção estético-literária, entendida como a atividade mental de apropriação, pelos indivíduos, de obras produzidas nos campos das artes e da literatura. Inicialmente são analisadas, com base em Georg Lukács e Lev Vigotski, algumas relações entre a arte e o processo de desenvolvimento do gênero humano e de cada indivíduo. Na sequência, polemizando com a já antiga contraposição entre ensinar e educar, é explorada a discussão feita por Antonio Gramsci sobre o ensino gramatical de Latim e Grego na escola tradicional. O artigo conclui seu percurso analisando a formação deliberada e sistemática da recepção estético-literária na educação escolar a partir de estudos realizados por Aleksei N. Leontiev sobre o processo de apropriação da cultura pelo indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Duarte

Professor titular e livre-docente da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara; Coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação – UNESP/CNPq.

Nathalia Botura de Paula Ferreira, UNESP

Graduada em Ciências Sociais e Letras. Defendeu, em Março de 2012 na UNESP, campus de Araraquara, tese de doutorado intitulada A catarse estética e a pedagogia histórico-crítica: contribuições ao ensino de literatura. Para realização dessa pesquisa recebeu, em diferentes momentos, bolsa da FAPESP e da CAPES.

Maria Cláudia da Silva Saccomani, UNESP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, UNESP, campus de Araraquara. Na graduação em Pedagogia recebeu bolsa PIBIC do CNPq para participação na pesquisa Arte e Formação Humana em Lukács e Vigotski.

Mariana de Cássia Assumpção, UNESP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, UNESP, campus de Araraquara. Na graduação em Pedagogia recebeu bolsa PIBIC do CNPq para participação na pesquisa Arte e Formação Humana em Lukács e Vigotski.

Downloads

Publicado

11.09.2012

Como Citar

DUARTE, Newton; FERREIRA, Nathalia Botura de Paula; SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva; ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia. O ensino da recepção estético-literária e a formação humana. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 31–48, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.3593. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3593. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação e arte